Acai

Açaí também ajuda a melhorar a saúde mental

A pandemia pelo novo coronavírus também trouxe impactos na saúde mental. De acordo com um estudo feito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), houve um aumento de 90% dos casos de depressão, e mais que o dobro do número de pessoas que relatam sintomas de crise de ansiedade e estresse agudo, entre os meses de março e abril de 2020.

Com isso, a busca por ajuda cresceu, muitas vezes direcionada ao auxílio psicológico e médico, mas você sabia que o açaí também pode ajudar nesse processo? Sendo uma grande fonte de polifenóis, o açaí ajuda a melhorar a saúde mental, pois possui polifenóis, que são micronutrientes responsáveis por reduzir processos inflamatórios”, segundo Jéssyca Sarmento, nutricionista do Hospital Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira.

O alimento também é rico em carboidratos, proteínas e gorduras boas, que contribuem para o tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, como o “colesterol ruim”, ou seja, o colesterol LDL. Confira outros benefícios do açaí:

• Auxilia na perda de peso;
• É um agente anti-inflamatório;
• Previne o envelhecimento precoce da pele;
• Fortalece o sistema imunológico;
• Melhora a saúde cardiovascular.

Apesar da qualidade e indicação do alimento, os cuidados com a saúde mental também devem receber orientação profissional e acompanhando médico.

É verdade?

Até hoje, existem boatos e questionamento sobre o consumo do açaí. Sabendo disso, a nutricionista listou as perguntas que mais costuma ouvir durante seus atendimentos.

O açaí engorda? Depende. A quantidade de uma porção igual a 150ml, equivale a 60 calorias sem adicionais, assim, possui baixo teor calórico. Já com a inclusão de banana, granola ou mel, as calorias pulam para 250kcal.

O açaí reduz o desejo por doce? Verdade. O açaí possui o mineral Cromo, responsável por exercer efeitos sobre a insulina do corpo, proporcionando saciedade e diminuindo a vontade de comer alimentos ricos em açúcares.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde