Jornada da Liderança

Hospital Oncológico Infantil realiza jornada de liderança

Com a finalidade de ampliar o desenvolvimento de líderes, estimular o espírito de motivação e aumentar a capacidade para liderar com confiança e respeito, a área de Recursos Humanos do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, realizou, nesta terça-feira (27/7), a V Jornada de Liderança. O evento aconteceu no Teatro Estação Gasômetro, do Parque da Residência, em Belém.

A programação da Jornada incluiu a realização de palestras que destacaram a importância da comunicação assertiva e não violenta, além da realização de dinâmicas com jogos interativos, que evidenciaram o valor do desenvolvimento da motivação, aspecto fundamental para jornadas pessoais e profissionais.

Durante todo o evento, os participantes integraram um desafio em equipes, que tinha como objetivo mensurar o nível do trabalho em grupo. Entre as propostas da gincana estavam tarefas diversas, como provas de nível de conhecimento e jogos interativos.

“As dinâmicas realizadas no treinamento buscam aprimorar as competências de trabalho das equipes de profissionais de diferentes frentes do hospital, evidenciando que cada um é uma peça importante para atingir determinado objetivo no âmbito profissional”, destaca a analista de Desenvolvimento Humano da Pró-Saúde, Thalissa Muniz.

O Oncológico Infantil é uma unidade que está integrada à rede pública de saúde do Governo do Estado, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, uma das maiores no ramo de administração hospitalar do Brasil, e que busca desenvolver seu capital humano para a cultura da inovação do modelo gestão.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas do Oncológico Infantil, Daiane Nogueira, o líder assume a função de engajador perante os colaboradores. “Capacitar e desenvolver lideranças significa contribuir para o alcance da missão de uma instituição. Costuma-se dizer que as lideranças servem como espelhos aos liderados. Quando se investe no desenvolvimento, os profissionais ficam motivados, espera-se que o conhecimento compartilhado aplicado possa ser replicado, impactando na vida profissional dos liderados”, pontua a coordenadora.

Uma das palestrantes foi a médica Erika Figueiredo, do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), que proporcionou aos gestores presentes a imersão sobre o real papel de liderança, desmistificando diversos conceitos equivocados criados ao longo do tempo sobre o papel do líder. Como estratégia para a retenção de conhecimentos trechos curtos de filmes foram exibidos e comentados com a participação da plateia.

Quem participou pela primeira vez do evento foi a supervisora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, Natacha Cardoso, que considerou a experiência positiva. “Gostei dos treinamentos realizados ao ar livre, ampliei meus conhecimentos e pude realizar uma maior interação social com outros profissionais”, disse.

O diretor hospitalar do Oncológico Infantil, Fábio Machado, destaca a importância do evento. “O encontro deve conectar pessoas e fomentar o valor da liderança para todos, o que significa uma excelente oportunidade na transformação e desenvolvimento de profissionais”, frisou. O evento seguiu todas as diretrizes para prevenção do novo coronavírus, como uso de máscaras e distanciamento social.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde