5 exercícios para o cuidado na terceira idade

Conheça 7 exercícios para o cuidado na terceira idade

O envelhecimento traz uma série de mudanças no corpo humano, como a perda da agilidade muscular e até diminuição de habilidades cognitivas: memória verbal e não verbal, raciocínio lógico, percepção e atenção.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a população mundial, acima dos 60 anos, chegue a 2 bilhões de pessoas no ano de 2050. Por isso, a preocupação com a saúde na terceira idade gera questões que envolvem, inclusive, o impacto da pandemia do novo coronavírus neste processo.

Como envelhecer com mais saúde?

Manter uma alimentação equilibrada é um dos pontos de partida para se conquistar uma vida saudável. Mas também existem outros caminhos.

Especialistas recomendam a prática de exercícios físicos, que devem ser realizados todo dia, ao menos por 30 minutos. Selecionamos sete exercícios voltados para a saúde e bem-estar na terceira idade:

> Caminhada
> Musculação
> Natação
> Alongamentos
> Yoga
> Pilates
> Dança

Antes e depois de cada exercício é necessário fazer alongamento, para evitar lesões durante e após as atividades físicas.

Cenário pandêmico

Devido a pandemia da Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde é que todos fiquem em casa, principalmente os idosos, por fazerem parte do grupo de risco. Porém, para que todos fiquem com a saúde em dia e continuem se exercitando, algumas atividades podem ser realizadas em casa. São eles:

Alongamentos: É um exercício de fácil aplicação e uma opção simples para criar uma rotina em casa. Eles ajudam na flexibilidade, equilíbrio, dentre outros benefícios;

Dança: Seja sozinho, amigos ou com alguém da família;

Atividades na água: Tem acesso a uma piscina? Saiba que os exercícios na água são uma excelente opção, seja natação ou movimentos de hidroginástica.

Lembre-se que antes e depois das atividades é necessário se alongar!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde