Regional da Transamazônica promove campanha para aumentar estoque de sangue

Programação contará com palestras, distribuição de folhetos, ações de sensibilização nos postos de enfermagem e apresentação folclórica

O mês de junho é dedicado à campanha de conscientização para a doação de sangue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o percentual de doadores em um país esteja entre 3,5% e 5%. No entanto, estudos apontam que no Brasil apenas 2% da população é doadora.

Para incentivar a doação na região, o Hospital Regional Público da Transamazônica, unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, em Altamira, realizará uma programação especial de conscientização, em alusão ao Junho Vermelho. O objetivo é contribuir para o aumento do número de coletas no Hemonúcleo que atende os municípios do Xingu.

A partir desta quarta-feira (22), a programação do hospital será voltada totalmente para a campanha de doação de sangue. Durante três dias, a equipe da Agência Transfusional da unidade realizará palestras e a entrega de folhetos informativos no ambulatório, para pacientes e acompanhantes, com orientações de como se tornar um doador de sangue. A programação contará ainda com a apresentação de um grupo folclórico na área externa do hospital.

Além disso, com a temática junina, a equipe estará caracterizada e visitará os postos de enfermagem de todas as clínicas do Hospital Regional, nos três turnos, para conscientizar os profissionais sobre a importância de salvar vidas com a doação. O prédio do hospital também ganhará uma iluminação especial em tom vermelho, chamando a atenção da população para o tema.

Importância da doação

A queda no número de doações de sangue, comum nesta época do ano, atinge diretamente os hospitais. Na região da Transamazônica, apenas o município de Altamira conta com um núcleo vinculado ao Hemopa.

Por ser uma unidade de referência em média e alta complexidades, o Hospital Regional Público da Transamazônica utiliza com frequência bolsas de sangue e seus componentes, chegando a receber até 50% do estoque da região.

Segundo a Agência Transfusional da unidade, entre janeiro e maio deste ano, 652 bolsas de sangue foram utilizadas no hospital, onde a Clínica Cirúrgica e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto são os setores que mais demandam transfusões.

“Somos uma unidade referência na região do Xingu para mais de 500 mil habitantes. São pacientes que, em sua maioria, precisam de sangue à disposição. Por isso somos os maiores consumidores do estoque de sangue do Hemocentro Regional”, enfatiza o coordenador de Laboratório e da Agência Transfusional do HRPT, Fabrício Ramos.

Especialistas apontam que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. “E não há substituição para esse elemento, por isso, a doação é essencial para mantermos o atendimento aos nossos pacientes”, enfatiza o coordenador.

Critérios para doação de sangue

• Sentir-se bem, com saúde;
• Apresentar documento oficial de identidade com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;
• Ter entre 16 e 69 anos;
• Pesar igual o superior a 50 Kg.

Onde doar
Hemonúcleo de Altamira
Endereço: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, S/N (Esplanada do Xingu).
Atendimento: segunda a sexta, das 7h às 12h30
Contato: (93) 98415-6282

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde