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Pílula 99 – Você sabe a diferença de Governança Corporativa e Compliance?

Muitos confundem os termos de Governança Corporativa e Compliance. Apesar de seus objetivos serem parecidos em alguns aspectos, eles possuem conceitos diferentes.

No entanto, ambos são fundamentais para garantir uma gestão eficiente e uma boa reputação para uma organização. Por isso, é tão comum que tais temas sejam trabalhados conjuntamente. Na prática, podemos dizer que são complementares.

O que é Compliance

O Compliance é constituído por um conjunto de regras e processos que buscam entender os riscos que a organização está submetida e suas possíveis implicações, além de entender a melhor forma para mitigá-los.

O que é Governança Corporativa?  

Já a Governança Corporativa trata das relações entre os diversos stakeholders da instituição. Nesse caso, falamos do público interno como, sócios, diretores e conselho administrativo e também dos externos governo, órgãos de fiscalização e controle, clientes, fornecedores, parceiros de negócio e investidores.

Isso significa que as práticas de Governança são as estratégias usadas para afirmar e representar o seu valor diante de seus diferentes públicos. Ou seja, é uma maneira de garantir que os objetivos de seus dirigentes estejam alinhados como os da organização, transformando-se em medidas aplicáveis e que podem ser mensuradas.

Qual a diferença entre Compliance e a Governança Corporativa? 

A principal diferença entre os dois, é a relação deles com os valores da instituição. Assim, enquanto o Compliance cuida da conformidade com as regras a Governança busca alinhar a mentalidade dos gestores e seus processos de gestão.

Ainda que não se possa negar a relação entre esses conceitos, eles são diferentes. O Compliance está diretamente ligado à gestão de riscos e ao respeito às regras. Agir de acordo com informações e a transparência nos dados, demonstrando que a organização cumpre suas normas.

Já a Governança reforça a reputação da empresa ao trabalhar os benefícios de uma atuação ética e estruturada, mostrando a relevância disso para os stakeholders. Consiste em um modelo de gestão voltado para a eficiência e a impessoalidade administrativa baseada na transparência, tanto para o público interno quanto para o mercado. É, portanto, uma maneira de transmitir mais valor e segurança, desenvolvendo uma boa reputação e atraindo investimentos.

Dessa forma, podemos entender que Governança e Compliance são conceitos complementares. Juntos, podem contribuir para uma empresa mais íntegra e com uma boa reputação.

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