Pílula 98 – Você sabe o que é ciberataque ?

De acordo com a cartilha sobre a LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD), a Pró-Saúde lida constantemente com dados de seus clientes, pacientes, fornecedores, prestadores de serviços e colaboradores, enfim, diversos stakeholders envolvidos em suas operações e atividades diárias.

 

A entidade está firmemente comprometida com o propósito de manter a confidencialidade das informações sob sua responsabilidade, de acordo com os mais elevados padrões legais e éticos.

Atualmente, 90% de nossas atividades são realizadas por meio de algum aparelho eletrônico – na maioria dos casos, um computador.

 

Para proteger nossa operação, adotamos medidas para evitar ataques externos de hackers. 

Mas o que é um Ciberataque? 

É uma tentativa de invasão ou acesso indevido aos sistemas e máquinas para se apoderar de determinadas informações.

Esses ataques usam a criptografia, que transforma a informação em algo que um agente interno ou externo seja incapaz de compreender.

 

As invasões geralmente são associadas a um objeto de valor, mas também podem ser utilizadas apenas para apagar as informações existentes.

Você sabe o que é ou como acontece um ciberataque ou sequestro digital? 

Normalmente, esses ataques são realizados por meio da internet, com objetivo de espionar, provocar danos ou até mesmo roubar dados.

Como esses ataques são feitos? 

A principal ferramenta que os hackers utilizam são vírus, chamados de RAMSOMWARE ou MALWARES, que podem ser enviados por e-mail e mensagens de aplicativos, ou serem adicionados em sites.

No caso de alguém abri-lo por e-mail ou clicando na informação do site, o vírus irá se espalhar rapidamente por toda a rede da empresa, contaminando e criptografando os servidores, ou até mesmo sequestrando informações valiosas.

Onde está a vulnerabilidade? 

 

Muitas ocorrências são geradas pelo clique do usuário em pegadinhas virtuais, como e-mails ou propagandas enganosas, disseminando rapidamente o vírus pela rede e invadindo os computadores e servidores.

 

E como se prevenir de uma tentativa de invasão? 

 

Primeiramente, efetuando a atualização das ferramentas de segurança, tais como antivírus e firewall. Elas são utilizadas pela Pró-Saúde para a segurança de todos.

 

Entretanto, é importante que todos os colaboradores tenham cautela ao abrir links e acessar sites.

 

Caso você venha a receber algo de remetentes duvidosos, não abra imediatamente. É mais cauteloso se certificar antes com a equipe de Tecnologia da Informação se aquele arquivo é seguro.

 

Soube de alguma situação que não esteja de acordo com os princípios da LGPD? Faça seu registro via Canal de Denúncia. As apurações são sigilosas e o anonimato é garantido.

 

Tem alguma dúvida sobre o tema? Faça sua pergunta pelo Canal de Consulta Ética ou pelo do Canal Fale com o DPO.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde