Pílula 93 – Você sabe a diferença entre Erro e Fraude?

O Código de Ética e de Conduta da Pró-Saúde é baseado nos princípios da legalidade, ética, integridade, transparência, na responsabilidade ambiental, na sua função social, na probidade e eficiência, bem como nos princípios éticos e religiosos cristãos de inspiração católica.

O documento orientativo é de adesão compulsória, ou seja, todos aqueles que desejam manter relação com a instituição, devem segui-lo.
 ERRO X FRAUDE 

Erro: são ocorrências comuns. Acontecem quando há um ato NÃO INTENCIONAL resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos. Tecnicamente, seria qualquer falta ou procedimento cometido por distração, negligência ou o não conhecimento de determinadas regras. O erro pode implicar em consequências negativas, tais como retrabalho, desperdício, pagamento de custos adicionais, como multas ou indenizações.

Fraude: é o ato INTENCIONAL baseado em ação, omissão ou negligência, que tenha a intenção de beneficiar a si mesmo ou a terceiros.  Exemplos: manipulação de transações, adulteração de documentos, emissão de boletos falsos, obtenção de dados por meio de sites falsos, entre outros.

O Manual Institucional de Prevenção, Detecção e Combate a Fraudes trata exatamente desse tema, complementando as diretrizes que devem ser seguidas por todos os nossos colaboradores.

Dessa forma, caso você se depare com uma situação de desrespeito ao Código de Ética e de Conduta é importante que seja feito um registro no Canal de Denúncia, para apuração adequada. O anonimato do denunciante é garantido e as apurações são sigilosas.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Faça sua pergunta pelo Canal de Consulta Ética.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde