Pílula 33 – O passo a passo para o uso correto e efetivo do canal de denúncia da Pró-Saúde

Denunciar uma atitude que viole princípios éticos e legais, mais do que direito, é um dever de todo cidadão. Afinal, esse é o pilar que sustenta a construção de uma sociedade cada vez mais justa, próspera e igualitária.

Porém, para que uma denúncia, de fato, surta efeito, é fundamental que as informações transmitidas sejam claras, completas, detalhadas e, sobretudo, verídicas.

Na Pró-Saúde, por exemplo, para o registro de denúncias e relatos sobre fatos contrários à lei, ao Código de Ética e de Conduta ou demais políticas internas da entidade, o Canal de Denúncia está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo telefone 0800 878 9019, pelo Canal Íntegro ou clicando aqui.

Independente e administrado por empresa especializada, o serviço pode ser utilizado por qualquer indivíduo que queira denunciar, de boa-fé e de forma identificada ou anônima, situações que violem ou pareçam violar a legislação pátria, o Código de Ética e de Conduta ou as normas de integridade.

Lembrando que todas as denúncias, em especial as anônimas, devem conter o máximo de informações possíveis (declarações e documentos), de forma que a Superintendência Executiva de Integridade tenha condições de identificar a natureza, extensão, os envolvidos e a urgência das alegações quanto à conduta denunciada, para uma condução do procedimento de investigação adequada.

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