Pílula 31 – Compras éticas: um item indispensável na prateleira da integridade

Transparência, isonomia, responsabilidade socioambiental, probidade e eficiência. Esses são alguns dos princípios que não podem faltar, de forma alguma, em um processo ético e responsável de negociação de compras. E isso para todos os tipos de consumidores: sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Afinal, ética e integridade cabem a todos, em todos os momentos.

Na Pró-Saúde, assim como seus demais processos, a negociação de compras também é pautada por valores organizacionais descritos em seus manuais institucionais e, também, em seu  Código de Ética e de Conduta. Haja vista que, para a entidade, parcerias comerciais de longo prazo são fundamentais em atividades corporativas, e devem sempre ter a integridade e transparência como nortes.

Prova disso é que para a entidade, por exemplo, a relação com seus fornecedores e prestadores de serviços deve ser pautada em práticas comerciais justas, baseadas na qualidade, preço, e prazos acordados dos serviços prestados e/ou materiais entregues, bem como no cumprimento das leis e regulamentos em vigor.

Na prática, os compradores realizam etapa de negociação com todos os fornecedores que possuam propostas aprovadas tecnicamente e passem por análise dos requisitos do procedimento para, a partir de então, ser aberta negociação de preço aos prestadores classificados.

Lembrando que a negociação é feita de forma única e igualitária a todos os participantes, sendo o critério menor preço considerado na escolha do prestador vencedor do certame.

O objetivo com isso é promover transações comercias benéficas para todos os envolvidos no processo, garantindo uma relação isenta de favorecimentos e privilégios.

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