Pílula 125 – Compliance e Governança Corporativa: Qual a Diferença?

Apesar de serem complementares, Compliance e Governança Corporativa tem funções e objetivos distintos.

Então, como diferenciá-los?

O Compliance é constituído por um conjunto de regras e processos que buscam entender os riscos que a organização está submetida e suas possíveis implicações, procurando a melhor forma para mitigá-los. Ele está voltado para o cumprimento das leis e todas as normas que regem a empresa.

Já a Governança Corporativa trata das relações entre os diversos stakeholders da instituição, ou seja, todo o público interessado nos projetos da empresa, desde sócios até clientes. Isso significa que a Governança Corporativa realiza estratégias para garantir que os objetivos de seus dirigentes estejam alinhados como os da organização, transformando-os em medidas aplicáveis e que podem ser mensuradas.

Para quê eles servem?

Compliance

O papel do departamento de Compliance é garantir o cumprimento das leis, regras e regulamentos, incluindo monitoramento de atividades e prevenção de conflitos de interesses, a fim de manter a integridade e reputação de uma empresa.

Governança Corporativa

O papel da Governança é voltado para conquistar e manter uma gestão eficiente, impessoal e ética, permitindo que a empresa desenvolva uma boa reputação.

A adoção de sistemas de Compliance e Governança pode trazer vários benefícios para uma empresa. Esses sistemas são, inclusive, um fator determinante para atrair investidores e fortalecer o processo de fusão e aquisição, compra ou venda.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Envie sua pergunta para o CANAL DE CONSULTA ÉTICA!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde