Pílula 115 – Bom relacionamento com os pacientes

De acordo com o Código de Ética e de Conduta da entidade, “as pessoas assistidas pela Pró-Saúde devem ser tratadas com respeito e dignidade, as quais devem receber serviços de excelência”.

Por isso, separamos algumas dicas para que tenhamos um bom relacionamento com os pacientes.

1. Promova um atendimento mais humanizado 

– Mostre cuidado, atenção, confiança e responsabilidade desde o atendimento inicial feito pelo recepcionista da unidade até a consulta realizada pelo médico;

– Procure sempre respeitar a cultura e as crenças dos pacientes. Dedique atenção às necessidades e queixas. Pense em trazer conforto e zelar pelo atendimento correto, preciso e focado na pessoa.

Esse processo é essencial para que seja assegurado um bom relacionamento.

2. Utilize-se de diálogos fáceis e objetivos para obter um bom relacionamento  

– Para transparecer um valor de confiança para o paciente, é necessário pensar na melhor maneira de comunicação, pois a forma de se comunicar é um fator primordial para que determinadas sensações sejam transmitidas;

– Por exemplo: se você fala de maneira calma, seu ouvinte se sentirá calmo. Entretanto, falas agitadas tendem a gerar agitação no destinatário da mensagem.

3. Pontualidade no Atendimento 

Um dos empecilhos mais comuns para criar uma sensação negativa em relação aos pacientes são situações de atraso. É importante que sejam tomadas todas as precauções cabíveis para evitar este tipo de situação.

Imprevistos acontecem e, nos casos de atrasos, adotar uma conduta transparente é fundamental para evitar desconfortos. Informar o paciente que o atendimento atrasará é sinal de respeito

4. Ser um bom ouvinte 

Saber ouvir é essencial para que ocorra um bom relacionamento com os pacientes. Não apenas elogios, mas as críticas também são bem-vindas.

É fundamental que estejamos preparados para ouvir quaisquer reclamações, até porque elas serão primordiais para garantir uma melhora nos processos.

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