De acordo com o Código de Ética e de Conduta da entidade, “as pessoas assistidas pela Pró-Saúde devem ser tratadas com respeito e dignidade, as quais devem receber serviços de excelência”.
Por isso, separamos algumas dicas para que tenhamos um bom relacionamento com os pacientes.
1. Promova um atendimento mais humanizado
– Mostre cuidado, atenção, confiança e responsabilidade desde o atendimento inicial feito pelo recepcionista da unidade até a consulta realizada pelo médico;
– Procure sempre respeitar a cultura e as crenças dos pacientes. Dedique atenção às necessidades e queixas. Pense em trazer conforto e zelar pelo atendimento correto, preciso e focado na pessoa.
Esse processo é essencial para que seja assegurado um bom relacionamento.
2. Utilize-se de diálogos fáceis e objetivos para obter um bom relacionamento
– Para transparecer um valor de confiança para o paciente, é necessário pensar na melhor maneira de comunicação, pois a forma de se comunicar é um fator primordial para que determinadas sensações sejam transmitidas;
– Por exemplo: se você fala de maneira calma, seu ouvinte se sentirá calmo. Entretanto, falas agitadas tendem a gerar agitação no destinatário da mensagem.
3. Pontualidade no Atendimento
Um dos empecilhos mais comuns para criar uma sensação negativa em relação aos pacientes são situações de atraso. É importante que sejam tomadas todas as precauções cabíveis para evitar este tipo de situação.
Imprevistos acontecem e, nos casos de atrasos, adotar uma conduta transparente é fundamental para evitar desconfortos. Informar o paciente que o atendimento atrasará é sinal de respeito
4. Ser um bom ouvinte
Saber ouvir é essencial para que ocorra um bom relacionamento com os pacientes. Não apenas elogios, mas as críticas também são bem-vindas.
É fundamental que estejamos preparados para ouvir quaisquer reclamações, até porque elas serão primordiais para garantir uma melhora nos processos.
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