Humanização

Hospital Regional do Baixo Amazonas proporciona dia de Príncipe e Princesa para pacientes em tratamento contra o câncer

A ação, realizada em parceria com voluntários da unidade, proporcionou um dia especial com tratamentos de beleza, almoço e ensaio fotográfico, para dois pacientes em tratamento oncológico

Como parte do encerramento da Campanha “Outubro Rosa e Novembro Azul: Os cuidados com a prevenção acontecem o ano todo”, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, proporcionou um Dia de Príncipe e de Princesa para dois pacientes que estão em tratamento contra os cânceres de próstata e de mama na unidade.

O paciente Ronaldo Carvalho, de 78 anos e Ivanice dos Santos Costa, de 58 anos, puderam esquecer um pouco a rotina cansativa do tratamento oncológico e tiveram um dia especial com procedimentos de beleza e bem-estar, almoço com os diretores e ensaio fotográfico.

O dia começou no hospital, mas dessa vez nada de agulhas ou medicamentos. Ronaldo e Ivanice, acompanhados com a esposa e o marido, respectivamente, receberam as boas-vindas do diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi, onde participaram de um almoço especial.

Em seguida, foram transportados até o espaço Izabel Miranda Beauty Center, onde fizeram manicure, pedicure, limpeza de pele, lavagem e corte de cabelo.
Ivanice está em fase de monitoramento após a descoberta do câncer de mama, no ano de 2015, durante o autoexame. Já passou por quimioterapia e fez cirurgias para retirada da mama.

“Fiquei muito feliz com o convite para ser a Princesa do Outubro Rosa, pois viemos de um tratamento difícil. Me sinto grata pelo cuidado e carinho que recebo dos profissionais do HRBA”, declara Ivanice.

“Deixo também meu recado às mulheres: façam sempre o autoexame e os demais exames, pois quanto antes você descobrir o câncer, maiores as chances de cura”, alerta a paciente.

Ronaldo fez tratamento no hospital para combater um câncer na próstata, que descobriu durante as ações de uma campanha Novembro Azul.

“Me orientaram a fazer o exame, não acusou nada de início, mas depois fiz exames complementares que identificaram o tumor e precisei iniciar tratamento imediatamente. Hoje estou sendo acompanhado, mas queria dizer a todos os colegas que a gente não sente nada, então precisa ir sempre ao médico para prevenir”, ressalta.

A ação foi possível por meio de parcerias fechadas com empresas que contribuem com o Programa de Voluntariado da Pró-Saúde, entidade filantrópica que gerencia o Hospital Regional do Baixo Amazonas desde 2008.

A empresária e esteticista Izabel Miranda que atua há 30 anos na área da beleza e estética, em Santarém, participa pela segunda vez da iniciativa. Ela compartilha que sente que ganha mais do que doa.

“São pessoas que passam por um tratamento demorado e doloroso para vencer uma doença. Proporcionar esse momento de bem-estar e cuidado, fazer com que eles se sintam valorizados e amados é gratificante, pois ganho como pessoa, e tenho a certeza de que somos iguais e que o amor está acima de tudo”.

O passeio levou Príncipe e Princesa até o Parque da Cidade para um ensaio com a fotógrafa voluntária, Nayra Ozório, que também registrou toda a ação.

“Através da fotografia podemos nos ver como verdadeiramente somos, revelamos nossa beleza. Esses pacientes passaram por momentos difíceis, mas hoje, queremos deixar registrado aqui um momento de muita alegria e mostrar a vitória deles”, destaca a fotógrafa.

Especializado em casos de média e alta complexidades, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, pertencente ao Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde, é referência em atendimentos de oncologia no oeste do Pará, e reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil.

“Vivemos um 2020 e um 2021 de muitos desafios no enfrentamento à pandemia, mas não podemos nos esquecer que existem outras doenças que precisam da nossa assistência, principalmente as oncológicas. Com este projeto, o Governo do Pará e a Pró-Saúde demonstram compromisso e profissionalismo, mas acima de tudo, amor e carinho pela profissão e pelo cuidar do outro”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

O Projeto Príncipe e Princesa, que é tradição no HRBA, resgata e valoriza a relação entre hospital e paciente. “Juntos, dividimos a responsabilidade do cuidar e do sucesso no tratamento”, complementa do diretor.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a uma população de 1,3 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região, e é certificado pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência.

Campanhas de conscientização

Neste ano, a Pró-Saúde, gestora do Hospital Regional do Baixo Amazonas, lançou as campanhas “Outubro Sempre Rosa” e “Novembro Sempre Azul”, que buscam enfatizar a necessidade de ações preventivas contra o câncer de mama e de próstata ao longo de todo o ano.

Para isso, lançou dois e-books gratuitos, contendo um amplo conjunto de informações sobre as doenças no Brasil e no mundo, além de esclarecer as principais dúvidas das pessoas sobre os temas.

Eles foram desenvolvidos para plataformas digitais, principalmente tablets e smartphones, para facilitar o compartilhamento e a disseminação das informações.

Para baixar o e-book “Se Toque”, sobre câncer de mama, clique aqui.

Para baixar o e-book “Sem Tabu”, sobre câncer de próstata, clique aqui.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde