Voluntários da pesquisa sobre zika vírus passam por integração em Jundiaí

O Hospital Universitário (HU), em Jundiaí (SP), iniciou na terça-feira (16/2), a integração com os inscritos para o voluntariado no Projeto de Pesquisa Zika Vírus que será desenvolvido no hospital, em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí. O treinamento foi ministrado pela pediatra Rosa Estela Gazeta, a enfermeira Manoela Rodrigues e pela psicóloga Mariângela Martins. A integração contou com 25 participantes.

O encontro abordou as últimas notícias sobre o vírus, a importância do trabalho do voluntariado e o acolhimento das gestantes que participarão do projeto. No próximo encontro, agendado para o dia 23/02, os participantes conhecerão as instalações do hospital e terão contato com os protocolos desenvolvidos para a realização da pesquisa.

Os voluntários auxiliarão na busca ativa por gestantes de alto risco, pacientes grávidas que apresentarem sintomas do zika (febre baixa, mal-estar, vermelhidão no corpo, conjuntivite, diarreia e vômito), e também serão responsáveis pelo monitoramento semanal das grávidas cadastradas.

Ainda há vagas disponíveis para participar do projeto e as inscrições podem ser feitas através do link: https://goo.gl/DTG6OS. Os voluntários devem ser maiores de 18 anos, ter facilidade de comunicação e possuir disponibilidade de horário para atuar quatro horas semanais na pesquisa.

O HU é um dos 28 polos de pesquisa sobre o Zika Vírus no Estado de São Paulo e será responsável por investigar a transmissão do zika em gestantes e crianças.  Os pesquisadores coletarão amostras de sangue no Hospital Universitário de gestantes com suspeita de Zika Vírus, que serão encaminhadas para o Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade de Medicina de Jundiaí, com o objetivo de identificar e detalhar o vírus.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde