Hospital Estadual de Urgência e Emergência atende demanda por transfusão de sangue

Não existe substituto para o sangue. A ausência dele nas unidades de saúde pode atrasar procedimentos e até provocar o cancelamento de cirurgias.

“Além de manter o estoque em dia, a agilidade no processo de captação do sangue até o recebimento nos hospitais é primordial para salvar vidas”, observa Altemar Paigel, diretor técnico do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES).

É lá que funciona uma experiência que tem conseguido superar o desafio de garantir as transfusões necessárias para todos os pacientes atendidos na unidade.

A Agência Transfusional, em parceria com a equipe multidisciplinar, promove ações de conscientização, com objetivo de atrair pessoas dispostas a doar sangue e as encaminha para o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), onde as coletas são feitas. Depois, a equipe da agência leva o sangue para ser armazenado no hospital, garantindo as transfusões aos pacientes.

A demanda por transfusão é alta, segundo Paigel. Desde sua inauguração, em fevereiro de 2015, a Agência Transfusional realizou 1.781 transfusões na unidade.

De acordo com o diretor técnico, o compromisso do serviço é atender toda demanda da unidade. “A existência do serviço hemoterápico é uma conquista do Hospital Estadual de Urgência e Emergência. A atuação da Agência Transfusional ultrapassa a demanda assistencial, isso porque realizamos ações educativas com objetivo de incentivar a comunidade hospitalar a doar sangue. É importante ressaltar que um doador pode salvar até quatro vidas’’, destaca ele.

A Agência Transfusional do hospital é composta por uma médica hematologista, uma bioquímica, dois técnicos de enfermagem e quatro técnicos de laboratório.

O doador que precisar fazer uma doação para um paciente internado no Hospital Estadual de Urgência e Emergência deve ir até uma unidade do Hemocentro do Estado do Espírito Santo e apresentar um documento original com foto, informando o nome do paciente que será beneficiado.

 

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

 

Locais de doações no ES:

 

• Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921. Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h30.

 

• Unidade de Coleta a Distância da Serra

Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 15h30.

 

• Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3171-4361/4363/4362. Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

 

• Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3177-7930. Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

 

• Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde