Você já ouviu falar em Sepse?

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência promoveu ação de identificação da doença caracterizada por ser uma infecção generalizada

Conhecida popularmente como infecção generalizada, a Sepse é uma disfunção de órgãos vitais que pode levar à morte quando não é descoberta rapidamente. Para destacar a importância da identificação da doença, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, realizou uma ação educativa, por meio de um jogo de perguntas e respostas relacionadas ao tema, com a participação de colaboradores da unidade. O hospital gerenciado pela Pró-Saúde promoveu a ação, nesta terça-feira (15), em alusão também ao Dia Mundial da Sepse, lembrando no dia 13 de setembro.

Segundo a coordenadora de enfermagem da SCIH, Renata Gomes Rodrigues, a Sepse pode ser diagnosticada por meio de sintomas decorrentes de alguma infecção: febre, calafrio, aumento de frequência respiratória e cardíaca, queda de pressão arterial, além de diminuição da urina. “Qualquer pessoa pode ter Sepse, sendo mais comum em pessoas com diabetes, câncer, recém-nascidos prematuros e idosos”, explicou.

Ainda de acordo com a profissional, quanto mais cedo a identificação da doença, mais eficaz será o tratamento. “Existem critérios que necessitam ser atendidos, como a realização de exames laboratoriais para a confirmação da doença. Por isso, quanto mais rápida a ida ao médico, mais eficaz será o tratamento”, alerta.

Por fim, Renata Gomes Rodrigues destaca que “é importantíssimo se atentar às medidas de prevenção para qualquer infecção, como a higienização das mãos”. Além disso, “qualquer febre que não passa já é um indicativo de que um médico deve ser procurado imediatamente para avaliação”, afirma.