Veja como se proteger da leishmaniose, doença transmitida pela picada do mosquito

A leishmaniose é uma doença parasitária transmitida pela picada de mosquitos infectados, e pode afetar tanto humanos quanto animais. A doença pode causar lesões na pele e mucosas (leishmaniose cutânea) e em órgãos como estômago, fígado e baço (leishmaniose visceral – calazar).

Os sintomas variam dependendo da forma da doença. Na visceral é comum a pessoa sentir febre prolongada, fraqueza, perda de peso significativa, falta de apetite, aumento do tamanho do baço e fígado, palidez nas gengivas e olhos, anemia e tendência a sangramentos.

Na cutânea, podem aparecer pequenos caroços avermelhados que aumentam de tamanho até formar uma ferida com crosta ou secreção que demoram a cicatrizar. Também é comum o aparecimento de lesões no nariz e boca, braços e pernas.

Dados do Ministério da Saúde apontam que no estado de Rondônia são cerca de mil casos anuais de Leishmaniose.

Na Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose (8 a 15/8), o Hospital Bom Pastor (HBP), unidade própria da Pró-Saúde em Guajará-Mirim (RO), alerta sobre os principais sinais e dá orientações sobre como prevenir a doença.

“O tipo visceral é a forma mais grave da doença e requer tratamento médico imediato, pois pode levar à morte. A doença não é contagiosa, nem se transmite diretamente de pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas”, alerta o médico Juan Carlos Boado.

Para prevenir a leishmaniose, recomenda-se:

  1. Use repelentes;
  2. Use roupas de manga comprida e calças para minimizar a exposição à picada de insetos, especialmente durante o amanhecer e o entardecer;
  3. Conserve o ambiente limpo e livre de acúmulo de lixo, que pode atrair mosquitos;
  4. Mantenha seus animais de estimação protegidos, com uso de coleiras repelentes e evitando o contato com áreas propícias à transmissão;
  5. Elimine possíveis criadouros de mosquitos, como água parada em recipientes, pneus e outros locais propícios à reprodução.

As medidas acima são simples, mas podem fazer uma grande diferença na prevenção da leishmaniose.

O médico também destaca que ao notar os sintomas é fundamental buscar atendimento imediatamente, pois o diagnóstico precoce contribui para um tratamento mais eficaz.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde