UPA Zona Leste arrecada doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social

As doações são recebidas no setor de Serviço Social da unidade de Santos (SP)

A UPA 24h Zona Leste, em Santos (SP), se tornou um ponto para doação de roupas e calçados que serão destinados à comunidade que vive no entorno em situação de vulnerabilidade social. O projeto Fazer o Bem Sem Olhar a Quem tem o objetivo de incentivar colaboradores, pacientes e acompanhantes a se engajarem nas doações, disponibilizando itens pessoais, incluindo de higiene.

A iniciativa integra a campanha institucional “Somos a Soma”, da entidade filantrópica Pró-Saúde, gestora da UPA 24h. As doações podem ser feitas durante todo o ano, no setor de Serviço Social da UPA. Segundo a área de Serviço Social da unidade, a ideia surgiu após os profissionais da saúde notarem um aumento significativo de atendimento a pessoas em situação de rua.

“O programa havia sido implantado em 2020, mas apenas ao longo do mês de junho. Agora, diante da crescente demanda de pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas na UPA, decidimos tornar a ação permanente”, explica Selma Felix, assistente social da unidade.

Para expandir a iniciativa solidária, voluntários cadastrados na UPA foram acionados para promover a higienização e conserto das roupas arrecadadas. A resposta da comunidade foi tão expressiva que a ONG parceira, Mulheres de Fé, se engajou na causa, auxiliando no reparo das doações.

“Ações como essa fortalecem a premissa da UPA em realizar o acolhimento, assistência humanizada e escuta qualificada, proporcionando um atendimento que, além de cumprir com os valores da Pró-Saúde, também contribui para a saúde e bem-estar dos que se encontram vulneráveis”, ressalta Nathalia Mesquita, assistente social da UPA.

A UPA Zona Leste pertence a rede pública de saúde da Prefeitura de Santos e é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, sendo referência no atendimento em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde