UPA Zona Leste

UPA Zona Leste integra projeto brasileiro que monitora circulação de vírus respiratórios

Unidade localizada em Santos (SP), participa do projeto ‘Sentinela Influenza’, que atua na identificação de vírus respiratórios em circulação na região, como da Covid-19 e Influenza

A descoberta de novas cepas de vírus é essencial para a produção de vacinas contra as síndromes gripais. E neste ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, em Santos (SP), foi escolhida para fazer parte do projeto ‘Vigilância de Síndrome Gripal – Sentinela Influenza’, do Ministério da Saúde. Uma vez por semana, a UPA envia cinco amostras de secreção nasofaringe coletadas de pacientes, ao Instituto Adolfo Lutz, para identificação dos vírus, como por exemplo, da Influenza e SARS-CoV-2 (Covid-19).

Desde o ano 2000, o Ministério da Saúde iniciou implantação de um sistema de vigilância epidemiológica da Influenza em âmbito nacional, onde algumas unidades colhem amostras regularmente para análise em um instituto de referência.

O principal objetivo dessa vigilância é a identificação do vírus respiratório em circulação na região, determinando os novos tipos com alta patogenicidade – capacidade de um agente biológico causar doença em um hospedeiro –, que determinam possíveis comportamentos inusitados por cada um dos vírus e sua distribuição por idade, sexo e local de ocorrência.

“O trabalho que estamos realizando na UPA 24h Zona Leste é de suma importância não só para Santos, pois a partir das informações que apuramos sobre as novas cepas virais, são formuladas vacinas para atender brasileiros de todo o país”, explica Lilian da Cruz, enfermeira e responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade.

Para Gilmar Oliveira, diretor Hospitalar, o modelo de gestão da UPA foi essencial para que o projeto fosse instaurado. “Na região de Santos (SP), a UPA 24h Zona Leste foi a única a participar do programa, pois dispõe de SCIH, um padrão implantado pela Pró-Saúde nas unidades em que gerencia”, destaca o diretor.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar é implantado de acordo com as normas de vigilância sanitária, sendo responsável por executar as atividades definidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). O SCIH desenvolve ações em conjunto com a CCIH, visando prevenir ou reduzir a incidência ou a gravidade das infecções hospitalares.

Segundo Lilian, o projeto não afetou o fluxo da unidade. “Como o paciente já procura a UPA devido à síndrome gripal, e com isso preenche os critérios para coleta, aproveitamos a mesma amostra que é colhida para identificação da Covid-19”, complementa a profissional.

Inaugurada como hospital de campanha, em abril do ano passado, a UPA 24h da Zona Leste pertence à rede pública de saúde da Prefeitura de Santos. A unidade é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, sendo referência no atendimento em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia, com uma área reservada exclusivamente para atendimento de pacientes com sintomas gripais.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde