UPA 24h Oropó completa um mês e lança Serviço de Apoio ao Usuário em Mogi das Cruzes

Mais nova unidade administrada pela Pró-Saúde, a UPA 24h Oropó, em Mogi das Cruzes (SP), fechou seu primeiro mês de funcionamento, completado no dia 21 de janeiro, tendo realizado aproximadamente 4.300 atendimentos, dos quais 3.500 em adultos e 800 em crianças.

Oitenta e sete pacientes foram atendidos na sala de emergência, 83 ficaram em observação e 63 tiveram que ser transferidos para hospitais. Em seu primeiro mês, a unidade já realizou 457 exames laboratoriais e 613 exames de raio X.

Os números foram apresentados na segunda-feira 23, durante a visita do prefeito Marcus Melo. Além do balanço, a diretora Administrativa da unidade, Adriana Cruz, anunciou a implantação do Serviço de Apoio ao Usuário (SAU).

“Ele será o principal canal de comunicação dos pacientes e acompanhantes com os colaboradores e a direção da unidade. Por meio do SAU poderemos identificar o que precisa ser melhorado e os serviços mais eficientes, com maior reconhecimento dos pacientes”, disse.

O SAU iniciará o atendimento a partir de fevereiro. Os colaboradores percorrerão toda a unidade a fim de obter avaliações de pacientes e acompanhantes. Um questionário deverá ser preenchido.

Todos os questionamentos apontamos serão analisados e, caso seja necessário, uma resposta será enviada ao solicitante. O SAU entrará em contato por e-mail ou telefone.

“Trabalhamos para receber os pacientes de forma humanizada, acolhedora e para que as queixas médicas sejam prontamente atendidas com resolutividade, porém, somente iremos conseguir manter este nível de excelência se contarmos com a participação direta dos pacientes, e é nesse aspecto que o SAU atuará: dando voz aqueles que utilizam o serviço”, detalhou Adriana.

 

Ouvidoria Móvel

Durante a visita, o prefeito lançou o programa Ouvidoria Móvel, uma maneira dos moradores da cidade avaliarem os serviços oferecidos. A UPA Oropó foi escolhida para estrear o programa.

O atendimento da Ouvidoria Móvel será presencial. Um guichê ficará ao lado da entrada da UPA, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda (23) a sexta-feira (27).

Um relatório final sobre a presença do programa na unidade será emitido. Ele contará com as propostas de melhorias apontadas e o que será feito a partir das observações. Outros serviços da Prefeitura, como parques e escolas, receberão a Ouvidoria Móvel.

“Ao lado das entidades parceiras, como a Pró-Saúde, buscamos sempre a melhoria dos nossos serviços”, afirmou o prefeito. “O programa que lançamos aqui é mais uma etapa deste trabalho de melhoria contínua. Queremos ouvir a população para desenvolvermos uma gestão participativa”, disse Melo.

Um questionário está sendo entregue com perguntas sobre o tempo de espera, o atendimento de recepcionistas, enfermeiros e médicos, a limpeza, e a retirada de medicamentos.

A diretoria da UPA 24h ofereceu para colaboradores, prefeito e demais autoridades, um bolo em comemoração aos primeiros 30 dias de funcionamento e divulgou os elogios recebidos neste período.

Além do prefeito, estiveram na unidade o diretor Operacional da Pró-Saúde, Aguinaldo Correa, o vice-prefeito, Juliano Abe, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Mogi, Karin Melo, o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Evaristo, além de demais autoridades e a Imprensa.

 

Sobre a UPA 24h Oropó

A UPA do Oropó conta com cinco consultórios, 11 leitos, sendo dois de isolamento, salas de observação, sala de emergência com três leitos devidamente equipados, sala de raio X, eletrocardiograma e exames laboratoriais.

A unidade tem, ainda, uma base descentralizada do SAMU, como forma de agilizar o atendimento à população desta região.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde