Universitários fazem visita técnica no Hospital de Marabá

Dezoito estudantes da primeira turma de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Marabá, participam de visitas técnicas no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP). A atividade contribui para a formação dos acadêmicos, que têm a oportunidade de conhecer a estrutura hospitalar e de discutir com especialistas casos reais de pacientes atendidos na unidade.

Para a universitária Gabriela Pastana, de 22 anos, a visita técnica mostra a realidade da saúde na região. “Nos livros tudo é perfeito e as doenças bem definidas. Mas, na prática, alguns pacientes são difíceis de tratar, pois podem apresentar sintomas de várias doenças ao mesmo tempo. Por isso o contato com situações reais faz toda diferença no nosso aprendizado”, comentou a estudante do sexto semestre.

O diretor técnico do HRSP e professor da disciplina Habilidades Profissionais, Cassiano Barbosa, explica que a atividade é uma prévia do estágio. “Desde março eles estão se familiarizando com o dia a dia de um hospital de grande porte como é o Regional. Os estudantes acompanham o médico na consulta e na visita às enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva e centro cirúrgico, mas não atendem. São observadores. Futuramente eles devem participar do internato”, afirma o urologista e cirurgião geral.

O Hospital Regional de Marabá é referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios do sudeste paraense. A administração da unidade é feita pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde