Home » Unidades de Saúde recebem nota máxima em Catanduva

Unidades de Saúde recebem nota máxima em Catanduva

As 21 equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Catanduva, administradas pela Pró-Saúde no interior de São Paulo, foram avaliadas com ótimo desempenho pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde.

Em 2013, as equipes administradas pela Pró-Saúde no município foram cadastradas nesse Programa, cuja avaliação ocorreu em julho de 2014.

O resultado da avaliação acaba de ser divulgado: 16 unidades receberam a classificação “Muito acima da média” e 05 foram consideradas “Acima da média”. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 15% das equipes avaliadas em todo o País receberam a classificação “Muito acima da média”.

O PMAQ-AB é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Fabiana Lora, supervisora técnica e integrante do NQSP (Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente) das 21 equipes de Catanduva, destaca que o resultado da avaliação mostra que o trabalho está sendo bem feito. “As equipes tiveram avaliação acima e muito acima da média, isto prova que o trabalho está organizado. Os usuários também foram entrevistados e mostraram que estão satisfeitos com o atendimento das equipes.”

A equipe do PMAQ-AB visitou e avaliou a estrutura das unidades, o processo de trabalho, a organização dos profissionais e das equipes, documentação e todos os requisitos relacionados ao atendimento do usuário. “Nenhuma das nossas unidades recebeu a classificação ‘Mediana’ ou ‘Abaixo da Média’. O bom desempenho no PMAQ foi resultado da qualidade da assistência à saúde e dos serviços prestados, que garantem o maior acesso da população”, conclui Fabiana.

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde