Unidades de Saúde recebem nota máxima em Catanduva

As 21 equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Catanduva, administradas pela Pró-Saúde no interior de São Paulo, foram avaliadas com ótimo desempenho pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde.

Em 2013, as equipes administradas pela Pró-Saúde no município foram cadastradas nesse Programa, cuja avaliação ocorreu em julho de 2014.

O resultado da avaliação acaba de ser divulgado: 16 unidades receberam a classificação “Muito acima da média” e 05 foram consideradas “Acima da média”. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 15% das equipes avaliadas em todo o País receberam a classificação “Muito acima da média”.

O PMAQ-AB é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Fabiana Lora, supervisora técnica e integrante do NQSP (Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente) das 21 equipes de Catanduva, destaca que o resultado da avaliação mostra que o trabalho está sendo bem feito. “As equipes tiveram avaliação acima e muito acima da média, isto prova que o trabalho está organizado. Os usuários também foram entrevistados e mostraram que estão satisfeitos com o atendimento das equipes.”

A equipe do PMAQ-AB visitou e avaliou a estrutura das unidades, o processo de trabalho, a organização dos profissionais e das equipes, documentação e todos os requisitos relacionados ao atendimento do usuário. “Nenhuma das nossas unidades recebeu a classificação ‘Mediana’ ou ‘Abaixo da Média’. O bom desempenho no PMAQ foi resultado da qualidade da assistência à saúde e dos serviços prestados, que garantem o maior acesso da população”, conclui Fabiana.