UBS do Alto do Ipiranga completa dois anos com 64 mil atendimentos

A UBS Alto do Ipiranga, gerida pela Pró-Saúde, em Mogi das Cruzes (SP), completa dois anos de atendimento. Neste período, foram realizados 64 mil atendimentos, entre consultas e procedimentos de enfermagem. A unidade também realiza serviços com grupos educativos, como de gestantes, tabagistas, hipertensos e planejamento familiar. Nesta sexta-feira (19/10), os funcionários e voluntários organizaram uma festa de aniversário para os pacientes. 

Do total de atendimentos, 29.976 estão relacionados à consultas sendo clínica médica, pediatria e puericultura, ginecologia e obstetrícia, odontologia e enfermagem. O carro-chefe do atendimento ambulatorial é a consulta ginecológica, com 10.535 atendimentos, nos últimos dois anos. As consultas são agendadas pelo Sistema Integrado de Saúde (SIS-160).

Nestes dois anos, a UBS realizou ainda 34.118 procedimentos de enfermagem. A equipe de enfermeiros e técnicos da UBS fazem avaliação de glicemia capilar, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, inalação e nebulização, curativo, retirada de ponto, aferição de temperatura corporal, imunização, Papanicolau, entre outros. De outubro do ano passado até setembro deste ano, foram 23.485 imunizações. “Eu sempre acompanho minha filha, meus netos nas consultas aqui e gosto do atendimento. É todo mundo muito atencioso”, disse a aposentada Maria Aparecida do Carmo. 

Um diferencial do último ano foi a implantação de ações para o atendimento humanizado do paciente. A unidade passou a oferecer o “Certificado de Coragem” às crianças vacinadas ou que realizam exames, por exemplo. Outro destaque são as companhas de arrecadação de livros e lenços, feitas com os pacientes durante o mês de setembro.  “O atendimento humanizado coloca o paciente no centro de todo o trabalho realizado. Cria um elo importante de acolhimento”, explicou a coordenadora Vanessa Arruda. 

Estrutura

Classificada como Porte II, o que significa que conta com um número maior de serviços e uma infraestrutura ainda mais completa, a unidade tem 750 metros quadrados de área construída e um total de oito consultórios, sendo três básicos, dois ginecológicos e três odontológicos. A estrutura contempla, ainda, uma sala de observação, salas de demonstração em saúde, de triagem, de vacinação e de procedimentos de enfermagem e uma Farmácia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde