Pastoral da Saúde lança projeto de acolhimento no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, realizou nesta quinta-feira (18/10) uma Missa em Ação de Graças ao lançamento de um projeto de acolhimento espiritual dentro do ambiente hospitalar. O objetivo é dar assistência aos doentes prestando auxílio também para as famílias nas dimensões físicas, psíquicas, sociais e espirituais. Esta é a segunda unidade a receber o projeto. A primeira foi o Hospital de Urgência e Emergência, de Vitória (ES).

A Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “O que a Pró-Saúde está fazendo é estabelecer o trabalho institucional, promovendo a Pastoral da Saúde dentro das unidades, interagindo com pacientes, familiares e equipe de trabalho”, explicou o teólogo e assistente da Filantropia da Pró-Saúde, Lenivaldo Carvalho. Com isso, o Hospital Municipal terá padres e voluntários capacitados para prestar atendimento no leito dos pacientes que desejarem, bem como funcionários. O trabalho será acompanhado pelo primeiro vice-presidente Padre Antônio Robson Gonçalves, que também é vigário-geral da Diocese de Mogi das Cruzes. “Esse atendimento será prestado para qualquer pessoa que quiser um acolhimento evangelizado. A Pró-Saúde, que tem em sua origem de fundação a igreja católica, preza por manter esse conceito de fé e amor ao próximo, que norteia nosso trabalho sempre”, comentou o padre.

O evento contou com a presença do secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Téo Cusátis, além da presidente da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, e a voluntária Maria Menina, que também faz parte da Pastoral da Saúde.

Dia do Médico

Após a missa, foi realizado um café da tarde em homenagem ao Dia do Médico, comemorado nesta quarta-feira (18/10). “A palavra cura, vem de cuidado, afeição, afeto. Por isso o trabalho do médico é tão importante, é um ato de cuidado com o próximo”, homenageou o Padre Robson.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde