UBS Alto do Ipiranga oferece tratamento de tabagismo

Grupo realiza encontros semanais e auxilia pacientes no processo para largar o fumo

 

Com o objetivo de apoiar e ajudar os fumantes que querem deixar o cigarro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga, de Mogi das Cruzes gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, conta com o Grupo de Tabagismo.

Os encontros ocorrem uma vez por semana com roda de conversa, onde os pacientes também recebem adesivos de nicotina e medicamentos para auxiliar no processo para largar o fumo.

O Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado na sexta-feira (31), busca conscientizar as pessoas sobre os malefícios que o cigarro pode trazer. A médica Regina Nakayama, do Grupo de Tabagismo da UBS Alto do Ipiranga, lembrou que o hábito de fumar pode colaborar para o surgimento de diversas doenças, como câncer, além de aumentar as chances de infarto, AVC e osteoporose.

Segundo especialista, é possível estimar que, atualmente, 60% das pessoas que buscam atendimento da Unidade são mulheres. “A maioria das pessoas que buscam ajuda fumam há muito tempo e, na verdade, não querem parar de fumar, mas precisam por causa de problemas de saúde”, explicou.

Pelo programa implantado na UBS, os pacientes realizam quatro encontros e são acompanhados pela médica durante alguns meses. “Além das rodas de conversa, disponibilizamos os adesivos de nicotina para quem participa do grupo, prescrevemos medicações e orientamos com apoio terapêutico. Parar de fumar é difícil, mas, no grupo, as pessoas acabam se apoiando”, completa.

Os pacientes são acompanhados por alguns meses e a taxa dos que conseguem largar o cigarro gira em torno de 30%. Do restante, apesar de não conseguir parar o consumo completamente, alguns conseguem reduzi-lo, o que já é um passo positivo.

A médica ressaltou que as pessoas que param de fumar tem uma melhora significativa na qualidade de vida. “Muda a aparência, o paladar, que é prejudicado ao fumar, os pacientes notam, principalmente, a mudança no fôlego, percebem que antes não conseguiam subir uma ladeira e depois já conseguem”, acrescentou.

Para participar do Grupo de Tabagismo, basta se inscrever na recepção da UBS Alto do Ipiranga, que fica na rua Capitão Joaquim de Mello Freire, 700, das 8h às 17h. Os encontros do grupo acontecem toda terça-feira.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde