Uberaba: UPAs realizam Campanha de Higienização das Mãos

Para desempenhar qualquer atividade – de um simples cumprimento a tarefas complexas ­ – utiliza-se as mãos. Elas não possuem memória, mas “guardam” um pouco de tudo o que se toca, inclusive, agentes nocivos à saúde.

Este é o principal foco da 1ª Campanha de Higienização das Mãos de 2015, promovida pela Pró-Saúde nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Mirante e São Benedito, em Uberaba.

            De 23 a 27 de março acontecem teatros, palestras e atividades envolvendo os colaboradores, pacientes e seus familiares durante o dia e noite. As atividades serão coordenadas pela Gerência de Qualidade da Pró-Saúde.

            Nesta segunda-feira (23),  a campanha foi aberta às 10 h na UPA São Benedito e às 16 h na UPA Mirante com um divertido teatro acompanhado do Prozinho, o mascote da campanha.

            De forma lúdica e com exemplos práticos será evidenciado o processo correto de limpeza das mãos. A pressa muitas vezes, faz com que a higiene das mãos seja negligenciada ou seja, lava-se superficialmente, enxuga-se, mas elas em verdade, permanecem sujas.

            Prova disso está nos estudos científicos. Algumas doenças respiratórias, a disenteria e a hepatite A são transmitidas por bactérias retidas nas mãos vitimando principalmente as crianças. Mais de três milhões morrem todos os anos no planeta.

            A contaminação pode ocorrer de várias formas: bacteriana  (principalmente as de origem fecal), viral (como os transmissores da gripe) ou por parasitas, como a amebíase (que é uma infecção gastrointestinal).  A higienização correta das mãos reduz em até 80% a possibilidade de doenças infecciosas.  

 É essencial adotar a prática toda vez que for ao banheiro, depois de espirrar ou assoar o nariz, antes de pegar alimentos e, principalmente, sempre que utilizar o transporte público. Esses lugares são uma grande fonte de germes e bactérias.

 

Programação

23/03 – Abertura com apresentação teatral  –  10 h UPA São Benedito e às 16 h na UPA Mirante.

24/03 – Palestras sobre a importância de higienização das mãos – 10 h / 16 h e 20 h nas UPAs Mirante e São Benedito.

25/03 – 08 às 18 h nas UPAs Mirante e São Benedito atividades com os pacientes e seus acompanhantes com a presença do Prozinho, mascote da campanha.

26/03   Palestras sobre a importância de higienização das mãos – 10 h / 16 h e 20 h nas UPAs Mirante e São Benedito.

27/03 –Encerramento com Música às 10 h na UPA São Benedito com a  participação do Prozinho.

 Encerramento com Música às 16 h na UPA Mirante com a participação do Prozinho.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde