Turma do Sorriso leva alegria ao Hospital Regional do Sudeste do Pará, administrado pela Pró-Saúde

“Vai um sorriso aí? É grátis! Não custa nada”. Foi com este cartão de visitas que a “Turma do Sorriso”, grupo de teatro que faz ações sociais, visitou em setembro pacientes internados no Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerido pela Pró-Saúde, em Marabá, no Pará.

Fantasiados como personagens de desenhos animados, os integrantes da “Turma do Sorriso” conversaram com os pacientes, sempre fazendo brincadeiras e arrancando sorrisos, confirmando que a alegria, representada pelos palhaços, ajuda muito na recuperação, principalmente quando se trata de crianças.

Esse momento de lazer foi possível graças a parceria com o Grupo de Trabalho e Humanização do HRSP. Lara Borges, coordenadora da “Turma do Sorriso”, comenta que estudos indicam que a hospitalização afeta psicologicamente o paciente e a família, de modo que a Terapia do Riso auxilia na melhora do estado emocional, mental, físico e até espiritual.

Durante a visita, o primeiro olhar dos internos era de desconfiança ao ver aquelas pessoas todas fantasiadas em um hospital, mas o sorriso “gratuito” oferecido quebrava todo o gelo e logo a descontração era geral, tornando o ambiente mais agradável.

O resultado foi tão positivo que, durante a última visita do grupo, havia um paciente nervoso e preocupado com sua cirurgia, mas que acabou trocando um bom papo com os integrantes da “Turma do Sorriso” e até pediu para postar uma foto nas redes sociais para registrar aquele momento e mostrar aos familiares que estava bem.

No Brasil, a ação de distribuir alegria para pessoas hospitalizadas começou em 1991 com Wellington Nogueira, que iniciou o grupo “Doutores da Alegria”. Depois deles, muitos outros grupos foram fundados, levando solidariedade, humor e carinho aos pacientes dos hospitais.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde