Tuberculose é tema de palestra no HEGV

Colaboradores do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), participaram da palestra “Tuberculose”, na tarde desta segunda-feira, dia 26/03. Funcionárias da Clínica da Família Felippe Cardoso visitaram a unidade para explicar como funciona o atendimento ao paciente com tuberculose na Rede de Atenção Básica à Saúde do município.

Segundo Mariza Gandolfi, enfermeira e especialista em Saúde da Família, a região do Complexo da Penha, juntamente com o bairro da Rocinha, registra os maiores índices de moradores com tuberculose no estado do Rio de Janeiro. “Nosso trabalho consiste, antes de qualquer coisa, em acolher esse paciente, mostrando que a tuberculose tem cura e que o tratamento não pode ser interrompido antes do prazo determinado pelo médico”, alertou.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, a tuberculose ainda mata 4.700 pessoas todos os anos no Brasil. Para conscientizar a população e divulgar as estratégias de prevenção e controle da doença, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi instituído em 24 de março de 1982, uma homenagem aos 100 anos do anúncio do bacilo causador da doença, pelo médico Robert Koch.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde