Treinamento sobre Lesão por Pressão é realizado no HEAN

A Comissão de Prevenção e Tratamento de Lesões do Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu, no mês de julho, o “Treinamento de Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão (LPP)”, voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem. O objetivo foi atualizar a equipe e garantir um tratamento adequado aos pacientes.

Os treinamentos ocorreram no Centro de Estudos do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e foram ministrados pela enfermeira da Comissão, Cristiane Palma Gianini. Ela trouxe as atualizações sobre a prevenção e o tratamento definidas pela National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) – organização independente sem fins lucrativos, dedicada à prevenção e gestão de úlceras de pressão – e enfatizou os cuidados com o paciente de risco para desenvolver LPP e os materiais utilizados na prevenção e tratamento da lesão.

De forma dinâmica e ilustrativa, o treinamento informou sobre a substituição do termo Úlcera por Pressão (UPP) por Lesão por Pressão (LPP), e reforçou vários cuidados no trato com o paciente, como o uso da pulseira de identificação correta segundo o Protocolo de Segurança do Paciente, e os casos de ‘debridamento’, que é a retirada de tecido em caso de necrose.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde