Fisioterapia

Simpósio de Fisioterapia do Hospital Madre de Dio reúne profissionais e acadêmicos da região Oeste paranaense

Com o tema “Atualidade em Terapia Intensiva e Reabilitação”, o evento discutiu a importância desses profissionais para o ambiente hospitalar

O Hospital Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu (PR), promoveu na última semana, o I Simpósio de Fisioterapia, com o tema “Atualidade em Terapia Intensiva e Reabilitação”. O objetivo do evento foi disseminar o conhecimento da fisioterapia hospitalar na região Oeste paranaense.

De caráter técnico-científico, o simpósio reuniu 55 pessoas, entre fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, acadêmicos e comunidade geral interessada no assunto. O evento contou com o apoio da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (Uniguaçu).

A palavra de abertura foi realizada pela doutora Patrícia Rossafa Branco, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª região (Crefito-8).

Patrícia falou sobre a importância desses profissionais, principalmente aqueles que estiveram na linha de frente durante o período de pandemia.

“Tenho certeza de que ambientes como esse, em que o conhecimento deve e é compartilhado são os melhores para que possamos nos motivar no nosso dia a dia, que, por vezes, é exaustivo, destacou Patrícia Rosssafa.

A presidente aproveitou ainda para agradecer a atuação dos profissionais durante a pandemia. “Eu gostaria de parabenizar todos vocês que estiveram nessa linha de frente, em uma batalha muito grande, entre o cansaço físico e emocional, entre a vontade e certeza de fazer o melhor, pela competência que vocês possuem. Então, parabéns. Nosso muito obrigado”, disse.

O evento ocorreu durante a manhã e início da tarde do dia 27 de outubro e contou com a participação de quatro profissionais fisioterapeutas palestrantes.

A fisioterapeuta e responsável Técnica do HMD, Fernanda Pumi Alliana, falou sobre as rotinas fisioterapêuticas em Terapia Intensiva voltada para Covid-19, e a atuação do fisioterapeuta na segurança do paciente crítico.

Já os fisioterapeutas Alexssandro Pereira, Tainara Maria Hubner e Rita Andrea Rivas Gómez, abordaram, respectivamente, sobre os impactos socioeconômicos da reabilitação intensiva; o porquê ficamos doentes na visão da reprogramação biológica e sobre o tempo de ventilação mecânica e medidas de prevenção PAV (Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica).

Durante a fala de abertura, o diretor Assistencial do Madre de Dio, Romerito Margotti, destacou o papel desses profissionais para a área hospitalar e reafirmou a importância do simpósio.

“Durante a crise da pandemia da Covid-19 esta especialidade ficou ainda mais em evidência. A temática desse primeiro simpósio surgiu a partir dessa observação. Queremos que a sociedade entenda a importância das técnicas de reabilitação promovidas pela equipe de fisioterapia na intervenção de pacientes em tratamento intensivo”, finalizou Margotti.

Considerado um dos hospitais mais avançados do Estado paranaense, o Madre de Dio tem capacidade para 304 leitos, além de possuir cinco salas cirúrgicas, pronto-socorro completo e departamento de imagem com oferta de exames de alta complexidade. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades de administração hospitalar do país.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde