Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente é o promovida em hospitais no interior do Pará

Entre os dias 7 e 11 de junho, os hospitais Yutaka Takeda e 5 de Outubro, unidades gerenciadas pela Pró-Saúde em Parauapebas e Canaã dos Carajás, respectivamente, promoveram ações de sustentabilidade e conscientização em uma semana especial voltada ao meio ambiente.

No Yutaka Takeda, hospital localizado na Floresta Nacional de Carajás, houve a entrega de 211 mudas de plantas frutíferas e nativas aos pacientes que receberam alta hospitalar neste período e para colaboradores.

“A ação tem o intuito de propagar e incentivar a adoção de boas práticas sustentáveis, além da preservação dos nossos recursos naturais e de justiça ambiental para todas as pessoas”, explicou Dolores Kuster Klippel, analista de Humanização e membro da Sustentabilidade da unidade.

O Hospital Yutaka Takeda também possui outros projetos sustentáveis, entre eles o “Crescer”, que oferta uma muda de árvore para a família de cada bebê nascido na unidade, uma iniciativa dos membros da Comissão de Humanização.

Já no 5 de Outubro, o hospital entregou sementes de girassóis para aos pacientes. Nas duas unidades, construídas pela mineradora Vale, as ações foram desenvolvidas com o apoio das comissões de Humanização e Sustentabilidade.

Anualmente, os dois hospitais desenvolvem iniciativas de promoção e treinamentos sobre a segregação de resíduos, campanhas de incentivo à utilização racional dos recursos naturais, como água e energia, e a troca de copos descartáveis por canecas, diminuindo o consumo de plástico.

As unidades também participam do projeto Hospitais Saudáveis, iniciativa da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (HVS), comunidade de organizações de saúde dedicadas a promover a saúde pública e ambiental.

Os hospitais ainda integram a Organização Internacional Saúde sem Dano, uma coalizão internacional de hospitais e sistemas de saúde, além de profissionais da área, grupos da comunidade, sindicatos e organizações ambientais que ajudam os hospitais na redução de danos para as pessoas e o meio ambiente, sem prejuízos à assistência aos pacientes.

Sustentabilidade

Neste ano, a data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, tem como tema a Restauração dos Ecossistemas, que foram temas da programação de lives da Pró-Saúde, realizadas nos dias 8 e 10 de junho por unidades gerenciadas pela instituição no Pará.

Reconhecido como um dos um dos melhores hospitais do Brasil, o Yutaka Takeda é certificado com a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que a unidade possui padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.

Os dois hospitais ainda contam com certificação do Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ambas também possuem o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde