Semana da Enfermagem do Oncológico Infantil destaca experiências assistenciais

Entre as atividades, enfermeiros e técnicos de enfermagem farão uma pintura coletiva em tela esboçada por artista paraense

As ações da Semana da Enfermagem 2022, do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do Governo do Estado em Belém, acontecem ao longo de sete dias, no período de 12 a 20 de maio. A programação especial envolverá música instrumental, artes plásticas, roda de conversa, sessão de fotografia, dentre outras atividades.

A edição deste ano tem como tema “O Melhor de Nós, para Todos Nós”, com o intuito de oferecer programações que geram interação, alívio e esperança aos profissionais, após o período caótico de pandemia. Além disso, estimular a troca de vivências e informações entre os colaboradores, proposta central da campanha institucional da Pró-Saúde, gestora da unidade.

Com base no tema, o hospital desenvolveu uma programação específica que irá abordar maneiras de incorporar e compartilhar boas experiências assistenciais na prática hospitalar. O planejamento foi conduzido pela Diretoria Assistencial da unidade, com apoio do Núcleo de Gestão de Pessoas e Humanização.

Uma das ações são homenagens feitas em formato de vídeos que colaboradores oferecerão aos profissionais que atuam na gestão da enfermagem, destacando as práticas profissionais que servem como motivo de inspiração.

Pacientes, crianças e adolescentes, também demonstram o seu carinho aos profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem. Eles gravaram mensagens em áudio, que serão veiculadas no sistema sonoro do hospital durante o período do evento.

A diretora Assistencial do Oncológico Infantil, Lorena Portal, destaca a importância do tema escolhido para a ação. “É muito oportuno e positivo favorecer espaços de interação entre as equipes, para que possam compartilhar experiências. Na área assistencial são constantes os desafios e momentos como estes precisam ser fomentados, auxiliando a troca de saberes e o resgate do trabalho desenvolvido”, pontuou.

Outra atividade da Semana da Enfermagem terá a arte como ferramenta de integração entre os profissionais da área assistencial. Eles farão uma pintura coletiva em uma tela esboçada por Mama Quilla, artista paraense especializada em murais e telas.

A tela de 70 por 120 centímetros, preparada pela artista, teve como inspiração o logotipo do Oncológico Infantil, cuja imagem é um sol com brilho de raios reluzentes. A obra ficará como peça de uso permanente na decoração do corredor do terceiro piso da unidade hospitalar.

“Utilizo minha arte como veículo de conexão. Fico muito feliz de poder deixar meus traços artísticos no Hospital Oncológico Infantil. Acho interessante ter a humanização e arte juntas no ambiente hospitalar”, disse Mama Quilla sobre a intervenção artística colaborativa.

Uma das experiências compartilhadas com os profissionais se dará com a apresentação de um vídeo que mescla o uso de fotografias de setores ligados à área assistencial e alguns momentos emocionantes de pacientes que participaram do Projeto Sino da Vitória, que marca o momento da cura do câncer, com a alta médica definitiva.

Atualmente, a área assistencial do Oncológico Infantil conta com um time formado por 74 enfermeiros e 172 técnicos de enfermagem que atuam em frentes de trabalhos como Unidade de Atendimento à Intercorrência, Serviço Ambulatorial, Unidade de Terapia Intensiva, Quimioterapia, Unidades de Internações e Centro Cirúrgico.

O Hospital Oncológico Infantil é referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer entre 0 e 19 anos, atende cerca de mil pacientes por mês, com origem de municípios do Pará e Estados vizinhos, como o Amapá.

A unidade hospitalar foi a primeira com atendimento à oncologia pediátrica no Pará a alcançar o nível máximo de certificação de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Memória

A Semana Brasileira de Enfermagem é um evento instituído em meados dos anos 40. Remonta a datas que rememoram o nascimento de Florence Nightingale, reformadora social inglesa e fundadora da enfermagem moderna, e serve também para relembrar o falecimento de Anna Nery, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente para trabalho em hospitais durante a Guerra do Paraguai.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde