Centenas de embarcações de diferentes cores, tamanhos, estilos e formatos coloriram a Baía do Guajará enfeitados com balões e faixas em homenagem à Padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré, na manhã deste sábado (13), durante a Romaria Fluvial. A tradição ocorre há mais de 30 anos, em Belém. O Evento contou com apoio da Balsa de Atendimento Médico Especializado, onde estavam equipes do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) atuando em parceria com o Exército Brasileiro e a Cruz Vermelha. Em balanço oficial realizado ao terminado evento, segundo o HMUE, embarcação não foi acionada para realizar atendimentos graves.
A balsa de Atendimento Médico Especializado foi composta estrutura de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dispondo de ventiladores mecânicos, desfibriladores e monitores, além de médicos, equipe de enfermagem e fisioterapia, além materiais para intubação, neste ano, diferente Balsa de Atendimento Médico Especializado
“Tem quatro anos que a Pró-Saúde atua no apoio da Romaria Fluvial, neste período, somente no ano passado fomos acionados quando houve um acidente entre duas embarcações. Na oportunidade, atendemos 18 pessoas, mas sem vítimas fatais. Felizmente esse ano, não houveram acidentes e necessidade de atendimentos médicos em nossa unidade”, ponderou o coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa do HMUE, Leonardo Costa.
Romaria Fluvial
Mantendo a tradição, a Romaria Fluvial partiu do trapiche de Icoaraci tendo como destino a Escadinha da Estação das Docas. Nesta procissão, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida em uma redoma de vidro por uma embarcação da Marinha do Brasil, que também faz a organização e controle de toda a romaria.
De acordo com os organizadores, a estimativa de público participante foi de 50 mil pessoas ao longo do trajeto. Foram percorridos quase 10 milhas marítimas, equivalente a 18,5 km. A duração da romaria foi em torno de duas horas e meia.
Sobre o HMUE
Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA), dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.
O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, de diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2018, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.