Segurança do Paciente é tema de debate em congresso durante a Hospitalar 2016

Os avanços na Segurança do Paciente, seus indicadores e o impacto no custo da assistência foi o tema apresentado por Fernando Paragó, consultor médico Corporativo em Segurança do Paciente da Pró-Saúde, no Congresso de Gestão Financeira e Custos. A palestra foi realizada na tarde desta quarta-feira, 18 de maio, durante o 39º Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde/IX Congresso Latino-Americano de Administradores da Saúde. O evento ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, durante a Hospitalar Feira+Fórum 2016.

Paragó explicou a história da Segurança do Paciente e ressaltou que, nas últimas duas décadas, foi registrada uma evolução nessa área. Segundo ele, de cada 20 pacientes, um irá receber um diagnóstico equivocado.

De acordo com o consultor, a Pró-Saúde investiu na gestão da Segurança do Paciente com a criação de uma equipe para se dedicar à esse tema: capacitação de pessoal e introdução de um protocolo de Segurança do Paciente.

O médico mostrou os resultados que foram obtidos a partir da criação de um Núcleo de Segurança do Paciente, em um hospital administrado pela entidade, que é referência em trauma. Ele mencionou que as medidas implantadas pela equipe de Segurança do Paciente resultaram na liberação de 3,7 novos leitos de terapia intensiva por dia.

O palestrante afirmou, ainda, que poucos hospitais nacionais possuem Núcleos de Segurança do Paciente. E também disse que os hospitais que têm a melhor performance financeira, não necessariamente são aqueles que registram a melhor desempenho clínico.

A Pró-Saúde é uma das promotoras do 39º Congresso Brasileiro de Administração Hospitalar/IX Congresso Latino-Americano de Administradores de Saúde. O evento é realizado pela Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH). Marcus Henrique Wächter, conselheiro da Pró-Saúde, é o coordenador científico do Congresso de Gestão Financeira e Custos.

 

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde