Saúde mental é tema de ações do Hospital de Urgência e Emergência

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, realizou ao longo do mês de janeiro ações de conscientização sobre saúde mental. As ações são alusivas ao Janeiro Branco, campanha mundial que busca alertar a sociedade sobre os transtornos mentais.

No HEUE, gerenciado pela Pró-Saúde, as ações foram voltadas para os colaboradores. A principal abordagem foi realizada por meio de um painel informativo, que estimulou a discussão sobre situações como estresse, preconceitos, solidão, dores e outros temas que podem, de alguma forma, afetar o bem-estar.

A atividade foi conduzida pelas psicólogas da área de Recursos Humanos, em parceria com o setor de Educação Permanente do hospital. “O local onde foi realizada a ação era de fácil acesso, assim conseguimos boa adesão dos colaboradores”, explicou Thiara Ferreira, coordenadora de Recursos Humanos da unidade.

A profissional falou também da importância da campanha, que visa a acender a discussão sobre o tema de forma clara e aberta, a fim de conscientizar sobre os sintomas das doenças e a necessidade de buscar ajuda. “Falamos sobre a importância do cuidado, não só com a saúde física, mas também mental, e exemplificamos atitudes que podem ser tomadas para melhoria”, ressaltou.

Para complementar a ação, os participantes receberam uma lembrança com mensagens de estímulo: “Nós podemos mudar o mundo e torná-lo melhor. Está em suas mãos fazer a diferença”.

Thiara Ferreira destacou a importância da atividade além da rotina do hospital. “O intuito foi estimular a reflexão sobre o nosso papel atuante no mundo”, completou.

O HEUE é uma unidade de referência para áreas como ortopedia, neurocirurgia, neurologia, nefrologia, infectologia, nutrologia, entre outros. O Hospital também conta com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos clínicos, assistentes sociais, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Mantido pelo Governo do Estado desde dezembro de 2015, o hospital é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde