Roda Mensal de Melhora é implantada pelo HRPT

Com o objetivo de evidenciar as melhorias implantadas por cada setor na instituição e criar assim um vínculo entre os setores e suas lideranças além de contribuir com sugestões, o Hospital Regional Público da Transamazônica, de Altamira (PA), implantou a Roda Mensal de Melhoria que foi apresentado na última terça-feira, 25, no auditório da unidade.

 

Viviane Lesses, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, explicou que a iniciativa é para um melhor conhecimento de todas as áreas. “A RRM – Roda Mensal de Melhoria, é um espaço para que os profissionais possam apresentar as melhorias que estão sendo implantadas dentro da Instituição. Também podemos dizer, que é uma forma de incentivar nossos colaboradores a aprimorar constantemente o seu ambiente de trabalho, buscando sempre a segurança na assistência e satisfação dos nossos usuários, que é o nosso principal objetivo.” 

A 1º Roda Mensal de Melhoria contou com a participação dos setores de Atendimento e Psicossocial que apresentaram a melhoria: “Admissão do Usuário Não Identificado – Garantindo a Identificação e Segurança do Paciente”. Essa ação surgiu baseada nas 6 metas internacionais do Plano de Segurança do Paciente (RDCnº36) do HRPT.  A implantação da nova metodologia, foi também, devido uma problemática regional, onde há um grande número de pessoas sem documento de identificação, seja por perda ou extravio, por falta de registro, e até mesmo pela falta de hábito de portar constantemente documento. Outra problemática é o aumento da população itinerária sem familiares, como os trabalhadores da Usina Belo Monte, o que dificulta o processo de identificação, quando estes encontram-se inconscientes. A ação foi implantada desde o dia 01 de janeiro, e já pode-se observar melhoras. “Tivemos um grande avanço com este plano, pois temos um alto índice de pacientes que chegam sem documento de identificação. Para isso implantamos o protocolo de identificação, instrução de trabalho e padronizamos o formulário de identificação”, disse a Assistente Social, Márcia Herrera.

            A Roda Mensal de Melhoria será aberta a todos os setores do Hospital e deverá acontecer todos os meses com duração de 45 minutos. As inscrições podem ser feitas no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde