Regional do Baixo Amazonas recebe homenagens em evento alusivo ao Outubro Rosa

Em sessão especial da Câmara de Santarém nesta quinta-feira (20), sete profissionais da unidade foram homenageados em reconhecimento ao atendimento prestado aos pacientes oncológicos

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) participou, na manhã desta quinta-feira (20), de uma sessão especial na Câmara dos Vereadores de Santarém. O tema do encontro foi a campanha mundial Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama. No evento, o poder legislativo municipal prestou homenagens a 16 pessoas e instituições importantes na luta contra a doença.

No evento, o HRBA, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, teve sete colaboradores homenageados. Os nomes foram escolhidos por pacientes em tratamento oncológico, que fazem parte do Grupo das Mulheres Vitoriosas e da Associação Casa Rosa, e são atendidos na unidade.

Receberam as honrarias da Câmara o médico e diretor Técnico do HRBA, Epifanio Pereira; a médica Radio-oncologista Patrícia Mineiro; a enfermeira oncologista Carla Baia; a enfermeira Enilda Gambôa; a farmacêutica Alcione Cavalcante; a supervisora do setor de humanização Patrícia Nogueira; e o recepcionista Adriano Pimentel.

“É impossível não se emocionar e não acreditar que as pessoas fazem toda a diferença na vida de centenas de outras pessoas. Agradeço muito a realização deste evento, que é uma oportunidade de desenvolver uma onda de solidariedade, empatia e humanização”, comemorou Epifanio Pereira.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em oncologia para 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios. A unidade oferta consultas, quimio e radioterapias, cirurgias oncológicas, entre outros. Em 2022, até o mês de setembro, já realizou 1.869 atendimentos de pacientes com câncer de mama e 1.783 exames de mamografia, fundamental para o diagnóstico de tumores nas mamas.

Além das homenagens, o diretor Hospitalar da unidade, Hebert Moreschi, e as médicas Kalysta Borges e Patrícia Mineiro também foram convidados para integrar a mesa diretora da sessão especial.

“Foi um dia muito importante para todos nós. Somos referência em alta complexidade, sobretudo na oncologia na região Oeste do Pará. Nós tivemos a oportunidade de ver quanto o nosso trabalho tem feito a diferença na vida das pessoas. O que mais chamou a atenção é que, além do elogio técnico, todos destacaram a humanização da assistência. Ficamos felizes com este reconhecimento”, ressaltou o diretor Hospitalar.

A vereadora Adriana Almeida foi a autora da homenagem e destacou a importância da assistência prestada pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas para os pacientes em tratamento do câncer de mama.

“A gente escuta as pessoas que estão em tratamento e ficamos muito felizes em saber que essas mulheres são bem atendidas, bem acolhidas, que temos os melhores profissionais. Elas realmente têm um carinho muito grande com cada colaborador do Regional e isso é a prova de que essas mulheres estão sendo bem cuidadas”, ressaltou Adriana.

A pedagoga Bell Azevedo tem 38 anos e faz parte do Grupo das Mulheres Vitoriosas. Há dois anos, ela descobriu um câncer na mama direita e hoje faz acompanhamento na unidade. Ela diz que sempre se sente muito acolhida por todos os profissionais que trabalham no HRBA.

“Eu tive acolhimento, tanto dos profissionais de saúde, quanto dos técnicos de enfermagem. E isso foi fundamental na minha recuperação, a humanização que eu recebi. Me sinto muito grata. O hospital foi muito importante na minha vida”, afirmou Bell.

A sessão especial ainda contou com apresentações musicais, homenagens às pacientes e falas dos membros da mesa diretora sobre o tema da prevenção do câncer de mama.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde