Regional de Altamira é um dos hospitais selecionado para enfrentar o coronavírus no Pará

Nesta sexta-feira, 7, a unidade participou das orientações transmitidas pela Sespa. A atuação dos profissionais e as orientações aos pacientes também foram pauta da discussão

Em alerta por todo o mundo, no Pará o Coronavírus (nCoV-2019) também se tornou destaque e foi tema de orientações. Em uma videoconferência realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), nesta quinta-feira, 7/2, direcionada para profissionais da área de saúde da unidade, o objetivo foi orientar a respeito da atuação médica em possíveis casos do vírus na região Amazônica.

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, esteve na reunião, com representantes do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) da unidade. No encontro, foi apresentado o histórico sobre a doença, além de demonstrações de como identificar casos suspeitos, notificações às vigilâncias municipais e estaduais, diagnóstico laboratorial, prevenção e tratamento e medidas de controle. A atuação dos profissionais de saúde e as orientações aos pacientes também foram pauta da reunião.

De acordo com o diretor Técnico do Regional da Transamazônica, Mário Franco Neto, o coronavírus já é conhecido desde os anos 1960, mas sofreu uma mutação ao longo das décadas e hoje se apresenta de forma epidemiológica. “Como todos os vírus respiratórios, ele causa sintomas semelhantes à de uma gripe forte, por exemplo”, afirmou.

Orientações

O diretor orienta algumas manobras básicas de prevenção. “É importante realizar a higiene frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença”, alertou.

Além de atendimentos específicos, como a hemodiálise, o hospital é o único na região do Xingu que possui Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e UTI Infantil. O Regional da Transamazônica, segundo ranking da Revista Exame, está entre os 10 melhores hospitais públicos do Brasil, após conquistar a certificação máxima de qualidade, ONA 3 Acreditado com Excelência.

Referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios que atende, o hospital, que pertence ao Governo do Estado e é administrado pela Pró-Saúde, realizou 408.122 atendimentos em 2019, e alcançou índice de aprovação de 99,48% dos usuários acolhidos pelo hospital, em 2019.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde