Regional da Transamazônica promove campanha multivacinal para profissionais da saúde

A unidade está realizando a imunização de todos os colaboradores do hospital, incluindo setores assistenciais, administrativos e de apoio

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, Sudoeste do Estado, está promovendo a campanha multivacinal para os colaboradores da unidade. As vacinas aplicadas são contra a Covid-19 e o vírus Varicella-Zoster (catapora).

A unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, deu início à imunização nesta terça-feira (7/6) e ocorrerá novamente na próxima quinta-feira (9), das 9h às 16h. O objetivo é imunizar todos os colaboradores do hospital, que atuam nos setores assistenciais, administrativos e de apoio. A aplicação das doses foi realizada por técnicas de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Altamira (Sesma) e do HRPT.

De acordo com a enfermeira epidemiologista do Regional da Transamazônica, Janete Briana, a imunização dos colaboradores só traz benefícios. “Quanto mais pessoas imunizadas, menos disseminação de doenças infecciosas. Então, é imprescindível a vacinação dos profissionais, já que estamos expostos diariamente, direta ou indiretamente, a diversos microrganismos”, explica.

As campanhas vacinais internas do HRPT ocorrem anualmente ou conforme a necessidade, como é o caso das vacinas contra a Covid-19 e a catapora. As ações são coordenadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Medicina Ocupacional e o Núcleo de Epidemiologia da unidade e conta com o apoio da Sesma, órgão que fornece as vacinas.

“Os profissionais estão buscando a imunização e isso é importante para nos deixar mais seguros e protegidos contra diversas doenças”, explica Débora Santos, enfermeira do Trabalho do HRPT.

Imunização contra a catapora

A catapora é um doença infecciosa, altamente transmissível, mas que pode ser combatida com a vacina Varicela. O contágio acontece por meio de contato com o líquido das bolhas que são formadas. Além disso, podem ser transmitidas também por contato direto com secreções respiratórias (tosse, espirro e saliva).

Os sintomas da catapora são: bolhas e manchas vermelhas em todo o corpo, dor de cabeça, febre, falta de apetite, cansaço e mal-estar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde