Reciclagem garante produção de sacolas sustentáveis no Hospital Oncológico Infantil

A iniciativa rende retorno econômico, conservação ao meio ambiente e possibilita finalidade socioeducativa

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, está desenvolvendo atividade de reciclagem ao produzir sacolas sustentáveis de pano, customizadas com pinturas feitas por crianças que recebem tratamento contra o câncer. A iniciativa tem a parceria do trabalho de voluntários.

Para a primeira etapa de produção das sacolas, iniciada em fevereiro deste ano, foram disponibilizados mais de 21 kg de lençóis, resultando na confecção de 90 unidades. Já para a segunda etapa, foram disponibilizados, aproximadamente, 36 kg de pano para a produção de outras 80 sacolas.

Ao final dos trabalhos de customização, as sacolas serão entregues ao Núcleo de Gestão de Pessoas, que as disponibilizará para novos colaboradores do hospital em eventos de integração entre os colaboradores.

A analista de sustentabilidade do Oncológico Infantil, Beatriz Garcia, explica que a ideia de desenvolver a iniciativa surgiu daquilo que seria um possível problema, mas que, na realidade, passou a ser uma oportunidade de demonstração de atitude sustentável. “O hospital tinha de fazer o descarte de lençóis que estavam com pequenas avarias. Esses materiais foram esterilizados, estavam segregados e não voltariam ao uso, já que ficam em um estoque inativo. Foi quando acendeu aquela ‘luzinha’ de que poderíamos produzir as sacolas”, explicou.

Segundo a analista, “a produção das sacolas faz parte de uma cadeia reversa deste resíduo, gerando valor ao material e ao ciclo produtivo dele”.

O Oncológico Infantil é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde. O Hospital é referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer, entre 0 e 19 anos. Em 2020, o hospital realizou mais de 320 mil atendimentos, entre serviços ambulatoriais, consultas, exames, cirurgias, quimioterapias, dentre outros.

Trabalho voluntário

Uma das mulheres voluntárias que colaborou com a produção das primeiras bolsas foi a técnica de enfermagem Maria de Lurdes Lima da Silva, moradora do Bairro Tenoné, em Belém.

Segundo Maria de Lurdes, há 15 anos ela tem um forte envolvimento com a prática do voluntariado, a maioria dos seus trabalhos desenvolvidos são ações voltadas à promoção humana em diversas instituições.

Há 2 dois anos ela resolveu usar parte de seu tempo para contribuir com o trabalho direcionado ao Oncológico Infantil. “O voluntariado para mim é dar de graça aquilo que a gente recebe diariamente de graça de Deus. É um ato de gratidão e amor ao próximo”, pontuou.

Customização das sacolas

Para garantir que o trabalho tenha uma identidade socioeducativa, a área de Sustentabilidade conta com a parceria do Setor de Humanização do hospital, quem está conduzindo o trabalho de customização das sacolas. As crianças que recebem os atendimentos ambulatoriais e algumas que estão internadas no hospital participam da atividade.

Quem acompanhou de perto o trabalho de pintura foi Maria Antonilda Martins, 33 anos, moradora do Município de Mocajuba, Região Nordeste do Pará, que vem a Belém para acompanhar a filha Estefane Martins Cardoso, de 8 anos de idade, que, há 3 meses, vem recebendo atendimento no Oncológico Infantil.

A participação de Estefane na atividade de pintura agradou a mãe, que elogiou o trabalho. “É uma forma de deixar a criança mais tranquila e colocar em prática suas ideias criativas. Fico feliz de ver ela interagindo com as outras crianças. Essa atividade artística faz bem para a mente. Isso ajuda, porque dá mais ânimo, faz ela se sentir bem como se estivesse em casa”, disse.

“Eu gostei de pintar porque já tinha feito uma casinha igual a essa que eu pintei. Quero fazer uma sacola igual a essa quando chegar em casa”, disse a menina meio tímida, mas motivada com a atividade.

O diretor Hospitalar do Oncológico Infantil, Fábio Machado, considera que a ação tem uma contrapartida muito vantajosa para a instituição. “As práticas de reciclagem têm um potencial transformador que podem garantir retorno econômico, contribuir para a conservação do meio ambiente e ainda ter uma finalidade socioeducativa. Essa nossa experiência é um indicativo de que estamos no caminho da prática sustentável”, comentou o diretor.

Valor

A sustentabilidade é um dos valores da Pró-Saúde, entidade filantrópica, com mais de 50 anos de história, que administra o Hospital Oncológico Infantil por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A entidade orienta seus colaboradores a adotar práticas sociais, econômicas e ambientais para assegurar sua existência organizacional.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde