Projeto Sorriso Especial alcança marca de mil cirurgias dentárias em pacientes com necessidades especiais

O projeto Sorriso Especial, que funciona desde 2003 no Hospital Estadual Rocha Faria, no Rio de Janeiro, alcançou a marca de mil cirurgias dentárias realizadas. O projeto – que consiste no atendimento odontológico especializado a pacientes com necessidades especiais – já ofereceu assistência do gênero a cerca de oito mil famílias de todo o estado do Rio e contabiliza uma média de 500 pacientes atendidos mensalmente no ambulatório.

Coordenador do projeto, o cirurgião-dentista Claudio Jorge Campos Fernandes destaca a importância do Sorriso Especial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes atendidos pela iniciativa: crianças, jovens e adultos portadores de doenças como paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, entre outras. “Em 12 anos de atuação, contribuímos muito com a redução da fila de espera destes pacientes, antes desassistidos, por atendimento odontológico especializado. Com isso, contribuímos também com a melhoria da qualidade de vida deles. A marca de mil procedimentos realizados é, sem dúvida, um grande feito”, ressaltou Cláudio.

A jovem Taynara de Oliveira Silva, de 22 anos, foi a paciente número mil a ser operada pelo projeto Sorriso Especial. Sua mãe, a dona de casa Roseni Gomes de Oliveira, conta como a vida da filha mudou depois de passar pela cirurgia. “Tenho orgulho de dizer que minha filha foi atendida pela equipe do projeto. Ela tinha dentes a mais na boca e precisava corrigir a arcada dentária, mas não encontrávamos nenhum profissional que quisesse operá-la. Foi um grande alívio quando descobrimos o Sorriso Especial e ela pôde finalmente passar pela cirurgia. Era muito sofrido para se alimentar. Agora ela segue o acompanhamento oferecido e está bem melhor”, disse.

O quadro de equipes do Sorriso Especial conta atualmente com 11 cirurgiões-dentistas, dois técnicos e quatro auxiliares em Saúde Bucal, uma enfermeira e cinco técnicos de enfermagem. Os pacientes são avaliados caso a caso, e aspectos relacionados às condições de cada um são levados em consideração no sentido de oferecer um plano de tratamento com a opção terapêutica indicada, de forma individualizada.

No Hospital Estadual Rocha Faria, o projeto Sorriso Especial, que é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro – conta com enfermaria própria com três leitos, que atende pacientes com maior grau de complexidade, sendo o atendimento realizado no centro cirúrgico sob anestesia geral, onde é feito todo o tratamento que o paciente necessitar. 

Ambulatório infantil – Em novembro do ano passado, o Governo do Estado inaugurou o ambulatório do projeto Sorriso Especial na Unidade Pré-Hospitalar Almir Dutton, o Rochinha, que integra as instalações do Hospital Estadual Rocha Faria. O espaço atende a casos de pequena complexidade, com atendimentos de nível ambulatorial. Atividades de prevenção à saúde bucal estão entre os serviços prestados no local, equipado e decorado com temas infantis para tornar o atendimento mais confortável.

Acompanhamento definitivo – Com o objetivo de serem acolhidos de forma definitiva, pacientes do Sorriso Especial ainda fazem parte do Programa Alta Nunca, sendo acompanhados durante toda a vida pela equipe do projeto, com retornos programados ao final de cada ciclo de tratamento. A ação contribui para a melhoria na qualidade de vida e inclusão social dos pacientes.

Programas Sorriso de Mãe e Jovem Mãe – Desenvolvidos na maternidade do HERF, os programas consistem no atendimento a todas as gestantes e puérperas internadas na unidade. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde