Projeto inédito do Hospital Regional do Baixo Amazonas cuida de pacientes oncológicos em casa

O tratamento contra o câncer no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, ganhou um novo capítulo por meio de uma iniciativa inédita. A unidade está levando o cuidado e a assistência clínica diretamente na casa de pacientes oncológicos.

O projeto, que leva o nome de “HRBA na Sua Casa”, com início no final do mês de maio, já realizou 91 atendimentos, proporcionando mais conforto aos usuários que fazem tratamento contra o câncer. Além de buscar a reabilitação do paciente, o objetivo da iniciativa também diminui o risco de infecções e contribui para gestão de leitos no pronto atendimento do hospital.

Para a enfermeira Enilda Gambôa, coordenadora do projeto e supervisora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), a iniciativa surge em um momento importante e auxilia na prevenção de riscos. “Além dos inúmeros benefícios na reabilitação, evitamos que o paciente circule de maneira desnecessária, o que reduz as chances de contaminação pelo coronavírus”, destaca.

O HRBA é uma unidade pertencente ao Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA), sendo referência no tratamento oncológico na região do Baixo Amazonas e Xingu.

Projeto também aumenta o vínculo familiar

Antônio Benedito Simões, de 53 anos, há dois meses vem lutando contra o câncer. O acompanhamento em casa promovido pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas tem ajudado também a família. “Eu agradeço por terem vindo em nossa casa. Ele está debilitado, não está trabalhando e isso ajuda muito a gente não ter que se deslocar até o hospital. Aqui a médica vem cuidar dele, dar atenção. Ele vai se recuperar, em nome de Jesus”, comenta a esposa Marli dos Passos Lima.

O “HRBA na Sua Casa” é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiro, técnico em enfermagem, médico e entre outros especialistas dependendo da necessidade de cada usuário.

“Para que o paciente seja admitido neste tipo de atendimento, a equipe faz uma avaliação prévia, traçando um plano terapêutico de cuidados domiciliares. Além disso, os familiares ou cuidadores são capacitados pela equipe para que estejam aptos para prosseguirem com o tratamento iniciado. Nosso foco é a reabilitação em menor tempo e com vínculo familiar”, afirma a oncologista e coordenadora do projeto, Vivian Costa.

Além do atendimento em casa, a equipe tira dúvidas por meio do serviço de teleconsultas, em número de telefone disponibilizado aos familiares.

“O projeto tem uma missão extraordinária. Estamos reduzindo a exposição e o risco de contaminação do paciente oncológico por Covid-19, mas principalmente, humanizando a atenção à saúde com a ampliação da autonomia dos usuários, trazendo resolutividade aos casos, por meio de uma assistência de qualidade”, afirma o diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi.

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o Hospital Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), atendendo uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios do oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde