Indígena é o 160º paciente recuperado da Covid-19 no Hospital Regional da Transamazônica

Bedjai Xikrin, de 44 anos, ficou internado por seis dias na enfermaria exclusiva para pacientes com a doença

O final da manhã desta quinta-feira, 30/7, foi de alívio para o indígena Bedjai Xikrin. Com 44 anos, ele foi o 160º paciente recuperado da Covid-19 a receber alta médica do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade do Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, em Altamira.

Na saída do hospital, o indígena, que é da etnia Xikrin, foi aplaudido por dezenas de colaboradores da unidade, entre eles, os profissionais que cuidaram de sua saúde nos dias em que permaneceu internado lutando contra a doença. O trabalho desenvolvido por todos os colaboradores no hospital estimula sempre uma despedida com salva de palmas e alegria na alta de pacientes recuperados.

Tímido, o paciente fez um breve agradecimento com a cabeça sobre os seis dias que permaneceu internado. “Cuidaram bem de mim, estou bem e feliz em voltar para casa”, comemorou.

A enfermeira Gerlane Honório foi uma das profissionais que cuidou do paciente. Para ela, é sempre uma vitória ver os usuários voltarem para casa. “Seu Bedjai tinha muita interação com a equipe, entendia bem nossa linguagem e conseguia nos passar exatamente o que ele estava sentindo, e assim, conseguimos ajudá-lo da melhor maneira possível”, relembra a profissional.

Após a alta, o paciente foi levado para a aldeia por um carro da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). A partir de agora, o indígena continuará o tratamento em isolamento domiciliar e sendo monitorado.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde