Programa “Anjos da Assistência” do Hospital 5 de Outubro destaca o valor do profissional de saúde no acolhimento ao paciente

Antes de iniciar o acolhimento humanizado e seguro de pacientes no ambiente hospitalar, profissionais de saúde passam por um treinamento especial no Hospital 5 de Outubro (HCO), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Canaã dos Carajás (PA).

Com o nome “Anjos da Assistência”, os recém contratados técnicos de Enfermagem são recebidos pela equipe para, em um primeiro momento, garantir a ambientação necessária para os primeiros dias de trabalho e o desenvolvimento técnico seguro.

Assim, além de tornar o ambiente profissional acolhedor, diminuindo ansiedades, também é estimulada a empatia e o respeito mútuo. Marlon Paiva, enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do 5 de Outubro, explica que o novo colaborador é acompanhado de 8 a 10 dias por um profissional mais experiente da instituição, denominado “Anjo”. Nesse início, é realizada uma troca de informações e o novo colaborador é instruído sobre os procedimentos assistências.

“Toda essa atenção a esses novos colaboradores é essencial para que eles se sintam acolhidos dentro do nosso hospital, além de seguros e comprometidos no momento de prestarem sozinhos o atendimento aos pacientes, garantindo a qualidade dos nossos serviços”, explica.

Atuando como técnico de Enfermagem há apenas duas semanas no HCO, Diego Oliveira sentiu de perto esse acolhimento nos primeiros dias de trabalho e elogiou a ação. “Como eu sou recém-formado e estou chegando agora na unidade, essa ação é muito importante, especialmente para mim”, disse.

Iniciado neste mês, o projeto conta com 9 participantes capacitados para acompanhar os novos profissionais nos setores de Pronto Socorro, Unidade de Internação, Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado. Cerca de 26 técnicos já foram acompanhados na unidade.

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D. A unidade hospitalar é gerenciada desde 2006 pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, e possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas.

Em fevereiro de 2019, a unidade foi certificada pelo Programa Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que reconhece a qualidade e segurança da assistência.