Profissionais do Regional de Marabá recebem capacitação em urgência e emergência

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), promoveu nesta segunda-feira (7), em Marabá, uma oficina de capacitação em urgência e emergência para os funcionários. A ação visa aprimorar os processos e fortalecer as práticas voltadas para a segurança dos pacientes.

O treinamento promovido na unidade, que pertence ao Governo do Pará, e é gerenciada pela Pró-Saúde, orientou os profissionais a atuarem com agilidade, qualidade e humanização, durante o atendimento de pacientes em estado crítico na instituição. A unidade presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará.

Crisila Reis, enfermeira que atua no HRSP, destaca que a capacitação foi direcionada aos profissionais do Time de Resposta Rápido (TRR), que atuam em situações de urgência e emergência nas enfermarias, setores de exames e ambulatórios do hospital.

“Reforçamos com os profissionais que atuam na TRR, a importância de saber identificar e agir rapidamente, frente a quadros de deterioração das condições clínicas dos usuários, por meio de parâmetros de monitoramento dos sinais vitais e aplicação de protocolos que contribuem para a segurança do paciente”, explica a profissional.

A enfermeira responsável pela ação ressalta ainda que no treinamento foram abordados temas de suporte básico de vida, como o atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), obstrução de vias aéreas, entre outros.

Time de Resposta Rápida

Implantado há dois anos, o Time de Resposta Rápida (TRR) do Hospital Regional do Sudeste do Pará funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A equipe é acionada por rádios comunicadores, sempre que há intercorrências graves na unidade.

A equipe de TRR no HRSP é formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, que participam de capacitações contínuas. “O Time de Resposta Rápida salva vidas, pois consegue identificar a piora do paciente precocemente, evitando complicações dentro das enfermarias, ambulatórios e áreas de exames. Esse protocolo é conhecido por todos os nossos profissionais, que são capacitados regularmente sobre o assunto”, enfatiza o médico Cassiano Barbosa.

O profissional ressalta que a iniciativa de prevenção colabora para a recuperação mais rápida dos pacientes, evitando o agravamento dos quadros e o encaminhamento para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), diminuindo ainda o tempo de permanência na unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde