Profissionais do Caps AD recebem capacitação sobre contenção humanizada de pacientes em crise

Priorizando o atendimento humanizado, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Mogi das Cruzes, administrado pela Pró-Saúde, receberam treinamento sobre a contenção saudável de pacientes em crise – situação inerente ao atendimento psiquiátrico. A capacitação foi realizada pelo enfermeiro Julio Ferreira Lemos, que atua no Caps AD de Santo André. A palestra contou com a participação de outras unidades de saúde de Mogi das Cruzes e região.

Para o diretor técnico do Caps AD, o médico psiquiatra Eduardo Guidolin, o treinamento agrega expertise ao serviço. “Em geral, conseguimos conduzir as situações de agitação e até de agressividade, verbalmente e quimicamente. A contenção é um recurso extremo, apesar disso, em algumas situações, é necessária”, explicou.

Durante o treinamento, o enfermeiro convidado realizou demonstrações das técnicas que devem ser adotadas para a contenção manual dos pacientes em crise. “A contenção é um procedimento que, historicamente, as pessoas têm bastante resistência, mas ao longo da evolução da psiquiatria o procedimento foi sendo inovado e aprimorado. Mais que falar da técnica, é importante sensibilizar a equipe que a contenção, em alguns momentos, é necessária, até para evitar lesões ao paciente e agressão aos outros profissionais”, esclareceu.

Para o especialista, com o treinamento, a equipe fica preparada para lidar com os casos de crise que necessitem de contenção manual, ou seja, parar e acalmar o paciente. “Paciente em crise podem ficar violento, é uma das reações previstas. Nessa hora é importante a equipe conhecer as técnicas de como pará-lo, sem danos a ele mesmo e a equipe”, acrescentou.

Guidolin reforçou que a capacitação dos profissionais que atuam no Caps AD é primordial. “Apesar de muito pouco utilizada, estamos fazendo esse treinamento para quando necessário, possamos realizar da melhor forma possível, de maneira humanizada. Que seja realizado o procedimento com todos os cuidados que os pacientes merecem”, reforçou.

Atendimento

O Caps AD foi inaugurado em janeiro e oferece atendimento aos usuários de álcool e drogas. Só no primeiro mês, realizou 912 atendimentos. Entre os serviços disponíveis estão consultas com médicos psiquiatras, ações de acolhimento e atividades terapêuticas.

Do total, 269 atendimentos se referem ao serviço de enfermagem e 220 ações de acolhimento aos pacientes. Durante o primeiro mês, a unidade realizou 133 consultas com médicos psiquiatras, além de 290 atendimentos de atividades terapêuticas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde