Hospital Yutaka Takeda lança campanha “Sua falta faz falta” para diminuir o absenteísmo nas consultas médicas

O Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), lançou durante o mês de fevereiro a campanha “Sua faz falta” para orientar e sensibilizar e orientar pacientes e demais usuários dos serviços de saúde sobre os prejuízos das faltas em consultas e exames agendados. A ação foi realizada durante o mês de fevereiro e contou com um bate-papo nas recepções do Hospital sobre a importância do comparecimento as consultas médicas e os benefícios do cancelamento prévio, além da distribuição de panfletos para comunidade e usuários.

Segundo a supervisora de atendimento do HYT, Luana Assunção, pode até parecer estranho falar em falta de paciente, quando tantos buscam por vagas de atendimento, porém, infelizmente, por dia, pacientes não comparecem às consultas, exames e procedimentos agendados. Outros não conseguem efetivar seu atendimento por falta de documento, falta de preparo adequado para o tipo de exame, como por exemplo jejum, falta de encaminhamento ou ainda por atraso.

“O paciente que falta a uma consulta por muitas vezes não tem a noção do quanto essa decisão afeta todo o planejamento da equipe. Outros pacientes também poderiam se beneficiar com a antecipação do atendimento, se essa falta fosse prevista. A eficiência de marcações e tempo agendamento-consulta acabam sendo influenciados de formas negativas”, explicou Luana.

Ela ainda relata que o absenteísmo compromete a capacidade de marcação de consultas de uma unidade e dificulta o acesso de outros usuários ao sistema de saúde. “As faltas injustificadas de pacientes sem qualquer comunicação prévia em consultas ou exames agendados compromete a eficiência do serviço, ou seja, o prejuízo acaba afetando a todos os usuários dos serviços de saúde”, comentou.

“Achei importante a ação de incentivar as pessoas a avisarem sobre as faltas nas consultas ou evitar a falta, isso dá oportunidade para outras pessoas marcarem com a especialidade desejada”, comentou o operador de equipamentos pesados, Antônio Fortes.

No Hospital Yutaka Takeda a consulta pode ser cancelada previamente e reagendada para uma data futura, por meio da central de agendamentos da Unidade: (94) 3352-4600, ou informar por SMS, no momento em que a Unidade realiza o serviço de confirmação de consulta.
Em 2018, dos 57.310 pacientes agendados na Unidade, 9.353 faltaram as suas consultas médicas.

Sobre o Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possuí duas importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno- Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição.