Procura por mamografia cresce no Hospital de Santarém

O mês de outubro acabou, mas a importância da prevenção do câncer de mama continua. E um dos indicadores que comprovam o efeito positivo da campanha Outubro Rosa é o aumento anual de exames de mamografias realizados no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA).

Em quatro anos, o número de mulheres que procuraram o exame cresceu mais de cem por cento.  Em 2010, foram realizados 1.291 exames. Esse número cresceu para 1.731, em 20011. Outro aumento foi registrado no ano seguinte, pulando para 1.981. Em 2013 foram feitas 3.314 mamografias e, ano passado, 3.440 exames.

TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO

Atualmente, o HRBA (gerido pela Pró-saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde – Sespa) disponibiliza 250 exames mensais (três mil por ano), mas o hospital faz exames extras para atender à demanda sempre crescente. Até setembro passado, mais de 2.400 mamografias haviam sido realizadas. Nesse ritmo, a tendência é que o total de exames ultrapasse a marca de 2014.

Entre 2013 e 2014, foram diagnosticados pelo HRBA, 81 novos casos de câncer de mama. Atualmente, 107 pacientes estão em tratamento, sendo 105 mulheres e dois homens. Em 2014, 67 pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos e, até setembro, mais 38 cirurgias foram realizadas.

CONSCIENTIZAÇÃO CRESCE

“Com a campanha Outubro Rosa, a procura pelo serviço, nos meses subsequentes, sempre cresce. As pessoas estão se conscientizando, fazendo autoexame e buscando a mamografia. Isso é louvável”, diz o coordenador de Oncologia do HRBA, Marcos Fortes.

A história de Gersonita Lima, de 47 anos, faz parte desse cenário de consicientização. Em 2012, tomando banco, ela fez o autoexame e no e confirmou, depois, o câncer de mama.  “Não foi fácil. Perdi o chão; chorei muito; passou um filme na minha cabeça lembrando-me de mulheres que sofreram por isso. Mas tive fé e falei que ia vencer”. E venceu! Após uma cirurgia, em fevereiro deste ano, e sessões de radio e quimioterapia, Gersonita espera ter alta ainda neste mês. E já arruma as malas para retornar ao município natal, Almeirim, depois de meses em Santarém, para o tratamento, tendo a companhia da irmã. “Foi muito difícil ficar longe da família, mas a minha acompanhante me deu muita força; ela teve muita influência no meu tratamento, que foi realizado com excelência pela equipe do HRBA. Fui tratada muito bem, e agradeço a todos por isso” – conta, feliz.

O Outubro Rosa, o hospital disseminou, por meio de palestras, muita informação sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha está dando certo no Este do Pará, tendo como referência o Hospital Regional.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde