Pró-Saúde monta posto avançado para atender membros religiosos no Congresso Eucarístico Nacional

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), ambos sob gestão da Pró-Saúde, estão participando do XVII Congresso Eucarístico Nacional – CEN 2016, realizado em Belém (PA). A abertura foi realizada no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, na última segunda-feira (15), e a programação segue até o dia 21 de agosto.

Os dois hospitais, que são públicos, pertencentes ao Governo do Pará, montaram uma estrutura de posto avançado no Mangueirão. O posto é responsável pelo atendimento de membros religiosos, prioritariamente, sendo transformado e adaptado com leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), dispondo de equipamentos, medicações, além de kits de entubação, desfibrilador e outros. A equipe de assistência, credenciada para realizar primeiro atendimento dentro do Mangueirão, é multiprofissional, contando com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e residentes, além de profissionais de auxílio para higienização. No total, são 12 profissionais. No primeiro dia do evento, dois atendimentos foram realizados.

Além da assistência imediata, a equipe da Pró-Saúde também atuará como retaguarda para casos de demanda especializada. “Temos materiais e equipe técnica preparada para atender as mais diversas ocorrências. Inclusive, com ambulância para casos de transporte”, explicou o coordenador do Hospital Metropolitano no evento, o fisioterapeuta Leonardo Ramos. As ocorrências mais rotineiras em eventos de grande porte são relacionados a queda da taxa glicose no sangue (hipoglicemia). A participação da Pró-Saúde no Congresso Eucarístico Nacional prossegue na quinta, sexta-feira e sábado, dias 17,18 e 19, no estádio Mangueirão.

A residente em Enfermagem do Hospital Metropolitano, Ericka Barros, avaliou que é satisfatório integrar uma equipe de assistência em um evento de grande porte. “Como residente, trabalhando no Hospital Metropolitano, posso garantir que é uma vivência nova, sempre contribuindo com a vida das pessoas. Dentro do hospital, trabalhamos com pacientes vítimas de trauma. Em um evento como este, nós já conseguimos trabalhar atendimentos clínicos”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde