Pacientes do Hospital Regional de Santarém realizam sessões de hemodiálise ao som de música instrumental

Os pacientes que realizam hemodiálise no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), tiveram um dia especial nesta terça-feira, 16/8. As sessões foram realizadas ao som de músicas instrumentais, com participação do saxofonista Júnior Castro e do quarteto Canto Uirapuru. A ação de humanização vai se repetir, com a intenção de proporcionar momentos diferentes aos usuários, com música de qualidade, para que possam relaxar e encarar de maneira positivo o tratamento.

A acompanhante Lucidéia Pinto, de 28 anos, ficou encantada com o que ouviu. “É um tratamento difícil, porque além de mexer com o corpo, mexe muito com o psicológico da pessoa. Então, ter um entretenimento diferenciado é muito bom. Às vezes a pessoa sai da rotina, vem de casa com alguma dor e quando chega aqui é surpreendida com esse tipo de coisa. É muito gratificante para nós acompanhantes”, conta.

Um conjunto harmonioso de sons tem um poder único, com muita receptividade e forte influência nas pessoas. “Estudos mostram o poder da música na questão emocional e psíquica e é muito importante que o hospital proporcione esse momento de relaxamento, de alegria e reflexão. A saúde se dá não só com remédios, e eu acredito que a música cura”, explica a psicóloga Eloísa Barros, que faz parte do Comitê de Humanização do HRBA.

A música tem grande destaque na área da saúde, com uma relação entre música e paciente muito próxima, por conta do poder que ela tem em mexer com a emoção. “Música é algo que toca o nosso coração, então a nossa intenção foi de trazer alegria para os nossos pacientes. A música é curadora, se fecharmos nossos olhos, ela pode nos levar a lugares inimagináveis”, reflete a supervisora do serviço de Hemodiálise do HRBA, Sílvia Somera.

O músico Jaime Costa, integrante do quarteto Canto do Uirapuru, diz que é uma satisfação poder compartilhar um pouco de alegria com os pacientes do hospital. “Para nós é muito revigorante e especial. Viemos trazer o mundo fantástico da música, que toca o coração das pessoas. Sabemos que eles passam por momentos de dificuldade por conta desse tratamento, por isso viemos amenizar um pouco essa angústia”.

 

Rádio HRBA

O hospital possui vários projetos de humanização que envolvem a música. O principal deles é a Rádio HRBA – primeira rádio interna hospitalar do Brasil – que desenvolve programação interativa com os usuários e colaboradores da unidade. A programação dá preferência para músicas regionais, além de sucessos consagrados da MPB e outros ritmos musicais adequados ao ambiente hospitalar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde