Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Materno-Infantil de Barcarena

Gerenciada pela entidade desde a inauguração, a unidade já realizou 5,5 mil partos e se consolidou como referência para gestantes de alto risco e bebês do Baixo Tocantins.

A entidade filantrópica Pró-Saúde encerra, nesta terça-feira (6), a gestão do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), após quatro anos de sua inauguração. A unidade se consolidou como referência para gestantes de alto risco e bebês de 11 municípios da região do Baixo Tocantins, possibilitando acesso à serviços de alta complexidade para pacientes que antes precisavam se deslocar para a Região Metropolitana de Belém.

Entre os principais destaques da gestão da unidade está o selo Amigo da Criança, conquistado em 2021. Trata-se do único hospital da região que possui a certificação, que é concedida pelo Ministério da Saúde às instituições que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Sem dúvidas o título de Amigo da Criança é a maior conquista da nossa gestão! Uma marca de qualidade de atendimento reconhecida mundialmente presente no interior paraense. Além disso ela corrobora nosso compromisso de cuidar e apoiar a família, que é parte integrante dessa experiência exitosa do Materno-Infantil de Barcarena”, destaca Patrícia Hermes, diretora Hospitalar.

A unidade possui ainda o único Banco de Leite da região, que neste mês de novembro, bateu recorde ao arrecadar mais de 23 litros de leite humano por doação externa e conseguir atender 100% da sua demanda, evitando o uso de fórmulas industrializadas para alimentação dos recém-nascidos. Fundado em maio de 2019, até hoje, o serviço contabiliza mais 850 mulheres doadoras, tendo arrecadado mais de 165 litros de leite, beneficiando quase 870 bebês.

Outro ponto de orgulho para a gestão da Pró-Saúde no Materno-Infantil de Barcarena são os indicadores de qualidade e segurança do paciente. Nos últimos dois anos (2021-2022), o hospital não registrou óbitos maternos. Já a taxa de mortalidade neonatal apresenta redução significativa na unidade, mantendo-se nos últimos três anos em cerca de 3%.

“O Materno-Infantil de Barcarena é mais um exemplo de que, quando bem aplicado, esse modelo de gestão, por meio de parceria com o poder público, simplifica e agiliza processos, trazendo ótimos resultados, principalmente para a população”, avaliou Alba Muniz, diretora Operacional da Pró-Saúde.

“A implantação deste serviço, que foi um divisor de águas na assistência materna e neonatal na região do Baixo Tocantins e motivo de muito orgulho para a entidade, que tem mais de 55 anos de história”, complementou Alba.

Em maio de 2020, a Pró-Saúde encomendou ao Datafolha, um dos mais respeitados institutos de pesquisa do Brasil, uma avaliação sobre a percepção dos usuários de hospitais gerenciados pela entidade filantrópica. Segundo o instituto de pesquisa, um em cada dez pacientes atendidos em hospitais sob gestão da Pró-Saúde aprovaram o serviço. No HMIB, essa nota de aprovação chegou a 9,8 — de um total de 10.

“Esses excelentes resultados não seriam possíveis sem uma equipe altamente qualificada e comprometida, que atua diariamente para trazer o melhor atendimento aos nossos pacientes. Mesmo em uma região distante, onde a logística é mais complicada, é nítido o pertencimento e compromisso com o cuidado à nossa comunidade”, destaca Lorena Portal, diretora Assistencial.

Fundada em 2018, a maternidade realizou, até outubro deste ano, 432 mil atendimentos, entre partos, cirurgias, internações, consultas, exames e atendimento multiprofissional. Com uma gestão focada na humanização, chegou à marca de 5,5 mil partos e 11,8 mil altas hospitalares.

Dada a sua localização estratégica em uma região distante dos grandes centros urbanos, durante a pandemia da Covid-19, o HMIB também se adaptou para disponibilizar leitos de Terapia Intensiva, que ampliaram a capilaridade e a oferta de atendimento em uma região distante dos grandes centros urbanos, em um dos momentos mais críticos do setor de saúde.

“Foram muitos desafios ao longo destes mais de quatro anos, mas com a expertise de uma entidade com mais de 55 anos de história e a atuação de profissionais altamente engajados, elevamos os padrões de assistência e garantimos acesso à saúde de qualidade para a população paraense. Muito obrigada a cada profissional envolvido nessa história de sucesso e alegria”, finaliza Patrícia Hermes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde